Detalhes do Programa
Este curso foi inspirado no curso “Business Model You” de Tim Clark. Centra-se no desenvolvimento de competências para compreender, redefinir e/ou alterar o percurso de uma carreira profissional utilizando um modelo predefinido de planeamento de carreira e, também, para explorar como estabelecer relações profissionais potencialmente interessantes.
1.Fundamentos do Planeamento de Carreira:
Uma visão geral das diferentes etapas do processo de planeamento de carreira, incluindo a autoavaliação, a exploração de oportunidades e o planeamento do desenvolvimento de carreira.
2. Construir Identidade Profissional:
Oferecer aos estudantes de doutoramento um processo estruturado para identificar valores, competências, interesses e outras motivações profissionais.
3. Trabalho em rede e colaboração:
Uma rede de contactos bem desenvolvida é um aspeto fundamental da gestão do desenvolvimento e da carreira: trabalhar em grupos para beneficiar dos conhecimentos dos outros, melhorar competências de trabalho em rede e obter feedback dos mentores.
Resultados de Aprendizagem
- No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender e descrever os seus objetivos de carreira;
- Descrever o objetivo do seu trabalho – não apenas para ganhar a vida, mas sobretudo para gostar do que faz e ser excelente a fazê-lo;
- Definir a sua própria estratégia pessoal para alcançar maior satisfação e sucesso;
- Definir a sua identidade pessoal, descrevendo o que os torna únicos e diferentes de outros profissionais ou titulares de doutoramentos.
Referências
- Clark, T.; Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2012). Business Model You: A One-Page Method For Reinventing Your Career. New Jersey: John H. Wiley & Sons.
- Osterwalder, A., Pigneur, Y., In Clark, T., & Smith, A. (2010). Business model generation: A handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: John H. Wiley & Sons.
- Osterwalder, A., Pigneur, Y. & Gregory, B. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. New Jersey: John H. Wiley & Sons.