Detalhes do Programa
O que é?
O público está a utilizar cada vez mais os ambientes em linha e, em especial, as plataformas de redes sociais para encontrar informações sobre ciência. É vital que os cientistas e as instituições científicas comecem a utilizar estas plataformas para divulgar e promover as suas atividades de investigação.
Este curso de 2 dias guia os alunos através do processo de comunicação na Web e da importância de gerir corretamente a sua identidade online dentro e fora das redes sociais. Utilizando diferentes plataformas (weblogs, Facebook, Twitter e outras redes sociais), os alunos são convidados a praticar e a aprender com a prática de outros as suas próprias competências de comunicação.
A abordagem utilizada incentiva a contribuições baseadas numa análise empírica da utilização eficaz das redes sociais pelos cientistas, com o objetivo de inspirar os estudantes a reproduzir as melhores práticas no terreno.
Programa
- Gestão da identidade em linha na Web;
- Porquê e como criar um weblog de investigação;
- O valor e a utilização das redes sociais pelos cientistas;
- Facebook e Twitter – Quando e como utilizá-los;
- Outras ferramentas das redes sociais – LinkedIn, YouTube, Instagram;
- Ferramentas de curadoria – Pinterest, Bundlr, ScoopIt;
- A medição da influência social.
Resultados de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Desenvolver uma abordagem equilibrada à gestão da reputação na Web;
- Utilizar eficazmente as ferramentas das redes sociais e manter uma identidade online adequada;
- Criar, otimizar e promover os seus perfis profissionais em linha;
- Comunicar informações e ideias de forma eficaz, utilizando uma variedade de plataformas de redes sociais;
- Divulgar as suas atividades de investigação utilizando a Web e diversas ferramentas das redes sociais.
- Compreender a importância da utilização das redes sociais para aumentar o impacto da sua investigação (e das suas instituições de investigação) e para progredir na sua carreira.
Referências
- Bik HM, Goldstein MC (2013). An Introduction to Social Media for Scientists. PLoS Biol 11(4): e1001535. doi:10.1371/journal.pbio.1001535
- Powell , Douglas A, Casey J Jacob & Benjamin J Chapman (2012). Using Blogs and New Media in Academic Practice: Potential Roles in Research, Teaching, Learning, and Extension. Innovative Higher Education 37: 4, 271-282