Social Media for Scientists [Redes Sociais para Cientistas]

É cada vez maior o acesso a recursos online e, especialmente, plataformas de redes sociais, para encontrar informações sobre ciência. Como tal, é vital que os cientistas e as instituições científicas comecem a utilizar essas plataformas para divulgar e promover as suas atividades de investigação. Este curso destina-se a Estudantes de Doutoramento da NOVA e Doutorados a exercer funções na NOVA (Investigadores, Docentes e Pós-doc), a estudantes de universidades parceiras e a estudantes externos.

Inscrições

10 de Julho, 2024

Detalhes do Programa

O que é?

O público está a utilizar cada vez mais os ambientes em linha e, em especial, as plataformas de redes sociais para encontrar informações sobre ciência. É vital que os cientistas e as instituições científicas comecem a utilizar estas plataformas para divulgar e promover as suas atividades de investigação.

Este curso de 2 dias guia os alunos através do processo de comunicação na Web e da importância de gerir corretamente a sua identidade online dentro e fora das redes sociais. Utilizando diferentes plataformas (weblogs, Facebook, Twitter e outras redes sociais), os alunos são convidados a praticar e a aprender com a prática de outros as suas próprias competências de comunicação.

A abordagem utilizada incentiva a contribuições baseadas numa análise empírica da utilização eficaz das redes sociais pelos cientistas, com o objetivo de inspirar os estudantes a reproduzir as melhores práticas no terreno.

Programa

  1. Gestão da identidade em linha na Web;
  2. Porquê e como criar um weblog de investigação;
  3. O valor e a utilização das redes sociais pelos cientistas;
  4. Facebook e Twitter – Quando e como utilizá-los;
  5. Outras ferramentas das redes sociais – LinkedIn, YouTube, Instagram;
  6. Ferramentas de curadoria – Pinterest, Bundlr, ScoopIt;
  7. A medição da influência social.

Resultados de Aprendizagem

No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:

  • Desenvolver uma abordagem equilibrada à gestão da reputação na Web;
  • Utilizar eficazmente as ferramentas das redes sociais e manter uma identidade online adequada;
  • Criar, otimizar e promover os seus perfis profissionais em linha;
  • Comunicar informações e ideias de forma eficaz, utilizando uma variedade de plataformas de redes sociais;
  • Divulgar as suas atividades de investigação utilizando a Web e diversas ferramentas das redes sociais.
  • Compreender a importância da utilização das redes sociais para aumentar o impacto da sua investigação (e das suas instituições de investigação) e para progredir na sua carreira.

Referências

  1. Bik HM, Goldstein MC (2013). An Introduction to Social Media for Scientists. PLoS Biol 11(4): e1001535. doi:10.1371/journal.pbio.1001535
  2. Powell , Douglas A, Casey J Jacob & Benjamin J Chapman (2012). Using Blogs and New Media in Academic Practice: Potential Roles in Research, Teaching, Learning, and Extension. Innovative Higher Education 37: 4, 271-282

Inscrições + Fees

Candidatos a PhD da NOVA – Gratuito. Inscrição na plataforma: https://www.unl.pt/inscricoes

Candidatos a PhD de outras instituições: Propina 350€. Inscrições e mais informação via email: nova.doctoral.school@unl.pt

Duração

1 ECTS| 28h | Horas letivas: 8 Horas | Atividades práticas: 16 Horas | Horas não letivas/ trabalho autónomo: 4 Horas

Horário

a confirmar

Idioma

Inglês ou Português

Regime

Presencial

Docentes

a confirmar

“Com este curso é possível aprender a criar uma rede eficaz para promover projetos e aprender a comunicar no ambiente digital. Um tema muito relevante e importante”
Candidato a PhD da NOVA sobre o curso de Redes Sociais para Cientistas