Detalhes do Programa
O que é?
É centrado no ser humano – O Design Thinking começa com uma fase de profunda empatia e compreensão das necessidades e motivações das pessoas;
É colaborativo – Grandes mentes são sempre mais fortes e eficazes em conjunto para resolver um desafio. O Design Thinking beneficia muito com os pontos de vista de múltiplas perspectivas e com a criatividade dos vários elementos da equipa;
É otimista – O Design Thinking é a crença fundamental de que todos podemos criar mudanças independentemente da dimensão do problema, do tempo ou do orçamento. Apesar dos constrangimentos que existem à sua volta, a conceção pode ser um processo agradável;
Este curso de 2 dias oferece aos estudantes de doutoramento ferramentas e técnicas para pensar de forma diferente, criar novas oportunidades e obter soluções inovadoras com impacto.
Programa
1.Apresentação do curso;
2.Introdução à Inovação Estratégica;
3.Visão geral do processo de Design Thinking: aproveitar a mentalidade de designer: descobrir novos desafios;
4.Apresentação de desafios;
5.Trabalho de grupo (Inspirar, Idear, Implementar);
6.Apresentação da Área de Investigação e Criação de Equipas de Inovação;
7.Definir o desafio de colaboração (empresarial, social ou de investigação);
8.Quadro de Criação de Valor;
9.Apresentação de Ideias + Técnicas de Prototipagem Rápida;
10.Desenvolvimento de Protótipos;
11.Apresentação final + feedback.
Resultados da Aprendizagem
- No final da Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de:
- Demonstrar proficiência na investigação de problemas através da aplicação de metodologias de investigação qualitativa, culminando na síntese dos resultados para informar o desenvolvimento de soluções inovadoras;
- Melhorar a compreensão das perspetivas, necessidades, motivações e comportamentos dos utilizadores, promovendo um entendimento abrangente e essencial para a conceção de soluções eficazes;
- Participar ativamente na inovação colaborativa no âmbito de equipas multidisciplinares, quer como participante, quer como líder, contribuindo para a criação de soluções com impacto;
- Cultivar competências avançadas na resolução criativa de problemas, dominando técnicas que promovam o pensamento inovador e permitam a resolução eficaz de desafios complexos;
- Aceitar o fracasso como parte integrante do processo de inovação, cultivar a resiliência e a adaptabilidade e aproveitar os contratempos como oportunidades valiosas de aprendizagem;
- Integrar metodologias de Design Thinking em atividades profissionais e de investigação, tirando partido da sua abordagem centrada no ser humano para promover a inovação e a resolução de problemas.
.
References
. Designing for Growth: A manager’s design thinking toolkit, by Jeanne Liedtka and Tim Ogilvie.
. Tim Brown, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009
. Design Thinking, Tim Brown, Harvard Business Review, 2008
. Victorino, G., Coelho, P. S., & Henriques, R. (2023). The Value of Design Thinking for PhD Students: A Retrospective Longitudinal Study. Emerging Science Journal, 7, 16-31.