Detalhes do Programa
O que é?
A investigação científica é uma atividade fascinante, mas que encerra desafios consideráveis. Esses desafios envolvem algumas questões éticas, tais como conflito de interesses, fraude, plágio, privacidade e confidencialidade, consentimento informado, atribuição e distribuição de autoria e adequação de processos de revisão por pares para assegurar a qualidade da publicação científica. Assim, paralelamente ao crescimento da investigação científica, também a Ética da Investigação é uma disciplina em expansão.
Utilizando uma metodologia que combina teoria e prática, os discentes deste curso irão analisar diferentes tópicos e casos práticos relacionados com a Ética da Investigação, assim como aprender a gerir e avaliar um projeto de investigação sob o ponto de vista ético, desde a fase do design da investigação, até à fase de publicação dos resultados.
Durante o curso, os discentes serão também encorajados a refletir sobre o impacto das novas tecnologias e tendências sociais na Ética da Investigação, bem como a discutir as melhores estratégias para a criação de Códigos de Conduta que regulem a atividade de investigação científica. Através da perceção e do debate crítico destas matérias, os discentes irão assimilar a importância da integridade científica e, simultaneamente, adquirir uma perspetiva global da investigação científica que contribuirá para melhorar a qualidade e o impacto da sua investigação futura.
Programa
- A Ética e o Direito;
- Fundamentos da Ética e da Ética na Investigação;
- A evolução da ética na investigação – casos paradigmáticos;
- Má conduta científica (falsificação, fabrico e plágio);
- Conflitos de interesses, autoria e vieses de publicação;
- Planeamento e condução ética de um projeto de investigação.
Resultados de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar os princípios éticos e distinguir a ética da normatividade jurídica;
- Identificar o contexto global da ética na investigação;
- Compreender e criticar temas relevantes da ética da investigação, que incluem a má conduta científica (falsificação, fabricação e plágio), a proteção de dados, o consentimento informado, os conflitos de interesse, bem como a autoria, a colaboração e os desafios específicos da publicação
- Analisar e debater criticamente os principais dilemas da ética na investigação através do estudo de casos paradigmáticos;
- Gerir e avaliar um projeto de investigação de um ponto de vista ético.
Referências
- The Student’s Guide to Research Ethics (Open Up Study Skills). Paul Oliver. Open University Press (2003)
- On Being a Scientist – A Guide to Responsible Conduct in Research. National Academies Press (2008)
- Fraud and Misconduct in Biomedical Research. Frank Wells and Michael Farthing. The Royal Society of Medicine Press (2008)
- Principles of Biomedical Ethics. Tom L. Beauchamp, James F. Childress. Oxford University Press (2009)
- Research Ethics in the Real World: Issues and Solutions for Health and Social Care Professionals. Tony Long, Martin Johnson. ELSEVIER (2006)
- 100 Cases in Clinical Ethics and Law. Carolyn Johnston, Penelope Bradbury. Oxford University Press (2008)