Informações adicionais


Como parte dos requisitos para realizar mobilidade, o seguro pode ser inclusive obrigatório para a obtenção de visto. A NOVA possui seguro escolar para os seus alunos, mas caso desejem podem fazer um seguro privado de vossa preferência como forma de se proteger de eventuais imprevistos. A Divisão Académica deve ser informada das atividades a decorrer no estrangeiro para ativar o seguro para estas situações.

Se optar por um seguro à parte, este pode incluir proteção para cancelamentos de voos, emergências médicas, roubo/extravio de bagagem, repatriamento, transporte da pessoa seguro ou familiares em casos de acidente/doença, dentre outras coberturas. Deve-se consultar o período de carência e a existência de franquias em relação a coberturas e reembolsos de despesas na apólice do seguro escolhido.

Para brasileiros que desejam vir estudar em Portugal, os países possuem um acordo que confere ao brasileiro ou estrangeiro vinculado à Previdência Social Brasileira (INSS) o direito a assistência médica em Portugal através do PT/BR-13 (antigo PB4) ou Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM). Com este certificado é possível ter acesso as mesmas condições no Sistema Nacional de Saúde (SNS) que um cidadão português. Quando em Portugal, o brasileiro portador de título de residência português deverá se dirigir ao Centro de Saúde para a validação e obtenção do número de utente, se for na condição de turista não é necessário a realização do procedimento. Caso não tenha obtido o certificado, deverá pagar pelos serviços médicos do sistema público de saúde português. O certificado poderá ser obtido através do site:

Link

Para mobilidades dentro do Espaço Schengen há a cobertura pelo Cartão Europeu de Seguro Saúde.

 Cartão europeu de saúde

O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite obter junto aos prestadores de cuidados públicos a assistência médica durante sua estadia temporária nos 27 Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega, Suíça e Reino Unido. Se trata de um cartão modelo único, gratuito e com objetivo de simplificar a identificação do seu titular e da instituição que financeiramente é responsável pelos custos dos cuidados de saúde que possa a vir necessitar.

Para mais informações, acender o site da Segurança Social:

Link


É preciso se informar acerca de qual visto ou autorização de residência para entrar e permanecer legalmente em Portugal. As necessidades podem variar de acordo com seu país de nacionalidade e o seu propósito na estadia. Se a estadia for curta, devem seguir as regras de Schengen e se for estadias de longa duração – superiores a três meses – devem seguir os requisitos da legislação portuguesa. Portugal sendo um estado-membro da União Europeia (UE) possui a isenção de visto a todos os cidadãos da UE/EEE/Suíça.

Se vives em Portugal e deseja realizar mobilidade, deve-se verificar a necessidade sobre vistos e autorizações de residências com as autoridades nacionais do país de destino, observando que alguns processos podem levar até 90 dias.

Estadias no país de destino superiores a três meses podem requerer um visto de longa duração e/ou uma autorização de residência antes do início das atividades da mobilidade, que dependem das regras do país de destino.

Para mais informações sobre vistos fora da UE, acenda:

Link

Pode consultar o Portal da Imigração da UE para mais informações gerais tanto para estadias curtas como para longas:

Link

Poderá contactar Agências Nacionais do Programa Erasmus+ nos países do Programa para informações sobre vistos, autorizações de residência, segurança social, etc.

NOTAS:

– Essas informações servem apenas como um breve guia, sendo necessário a consulta da legislação em vigor através dos meios de comunicação oficiais dos órgãos responsáveis.

Espaço Schengen

A maior zona de livre circulação do mundo começou como um projeto intergovernamental em 1985. Atualmente, o Espaço Schengen é composto pela Áustria, Alemanha, Bélgica, Chéquia, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Suécia e Suíça.

Para Portugal, dependendo da sua nacionalidade, poderá ser necessário um visto de curta duração (até 90 dias) ou por cada período de 180 dias (visto Schengen). Os nacionais de alguns países estão insetos da obrigação de visto para estadias de duração igual ou superior a 90 dias, mas caso seja necessário, deverá apresenta um pedido ao consulado ou à embaixada do país que pretende realizar a mobilidade.

Para mais informações:

Link


Na NOVA temos as opções de cursos e opções de disciplinas em outros idiomas, em especial inglês. Para saber sobre as opções, sugerimos que entre em contato direto com a escola, faculdade ou instituto que pretende estudar para saber melhor sobre as possibilidades.

Desde 1997 a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) organiza cursos de Português Língua Estrangeira, que se destina a adultos que não tem o português como língua materna, com exceção de cidadãos oriundos de países de língua oficial portuguesa.

Se deseja aprender ou aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) oferece opções de cursos:

Curso Semestral Presencial (6 ECTS)
Curso de Verão Presencial (6 ECTS)
Curso Intensivo Online – Nível A2 – (2 ECTS)

Para mais informações, aceda:

Link

Contatos:

CLK – Curso de Português Língua Estrangeira
1º andar – Torre B
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Avenida de Berna, 26-C
1069-061 Lisboa
Portugal

Telefone: (+351) 217 908 300 – extensão 31535
E-mail: cursoportugues@fcsh.unl.pt

Horário de Atendimento:

Segunda e Quarta-feira: 09h30 às 13h00
Terça e Quinta-feira: 14h00 às 18h00

Para além dos cursos de português, a FCSH apresenta opções em outros idiomas:

Link

Contatos:

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Av. de Berna, 26-C, 1069-061 Lisboa  –  Portugal
Torre A – R/C

Horário do Secretariado:
Atendimento Presencial:
2ª a 5ª feira: 11h – 18h

Atendimento por E-mail:
2ª a 5ª feira: 11h – 18h
6ª feira: 11h – 16h

Telefone: 21 790 83 82

E-mail: ilnova@fcsh.unl.pt


Os SASNOVA (Serviços de Ação Social da Universidade NOVA de Lisboa) tem como objetivo garantir a igualdade de oportunidades e o bem-estar dos alunos da NOVA, através de bolsas de estudo, a alimentação, o alojamento e a saúde.

Os alunos bolseiros SASNOVA dispõe de um top-up no valor de 250 € (a depender do projeto e tipo de mobilidade) para as mobilidades realizadas no programa Erasmus+. Para mais informações, deve-se entrar em contato direto com o gabinete responsável pelas mobilidades da vossa faculdade, escola ou instituto.

Para mais informações:

Link