Sob o tema “Fortalecendo a Resiliência e Preparação para Futuras Crises na Europa”, o evento da rede europeia Population Health Information Research Infrastructure (PHIRI) – coorganizado pela Universidade NOVA de Lisboa, Gesundheit Österreich (Instituto de Saúde Pública da Áustria) e Sciensano (Instituto de Pesquisa em Saúde da Bélgica) – reuniu especialistas e participantes de toda a Europa para explorar tópicos inovadores no campo da informação em saúde.
Coordenada por Luís Lapão da NOVA FCT, a Spring School, anteriormente conhecida como European School on Health Information, abordou questões cruciais, desde a recolha e análise de dados de saúde até à implementação de políticas baseadas em evidências, inteligência artificial, proteção de dados e considerações éticas.
Cerca de 20 palestras ministradas por especialistas europeus capacitaram os 30 participantes a vislumbrar o futuro da informação em saúde no continente.
Olhando para frente, a próxima edição, agendada para 2025, trará o tema “Desenhando o Futuro da Informação em Saúde – Promovendo uma Gestão e Políticas de Saúde Populacional Inteligentes e Baseadas em Dados”.