Programa CaixaImpulse: metade dos projetos portugueses selecionados pela Fundação “la Caixa” são de investigadores da NOVA 

30 de Outubro, 2023

Os projetos de Ana Pina, da NOVA FCT, Mónica Serrano, do ITQB NOVA e Maria de Guadalupe Cabral, da NOVA Medical School, foram escolhidos pelo CaixaImpulse,  um programa intensivo de aceleração de 18 meses para a criação de novos produtos e ventures nas áreas da saúde e ciências da vida.  

Mais especificamente, o Programa CaixaImpulse tem como objetivo apoiar as universidades e projetos de investigação que procuram transferir uma inovação protegida ou com capacidade de ser protegida, da investigação para o mercado, seja como spin-off ou como um transfer agreement, e cujas proposições de valor exigem validação e desenvolvimento. 

As propostas incluem:  

  • o desenvolvimento de biobaterias inspiradas em colágeno como fonte de energia para dispositivos eletrónicos para a pele, caso do projeto conduzido por Ana Pina, e que conta com a participação dos investigadores Felipe Conzuelo (ITQB NOVA), Catarina Baptista e Leonor Morgado da NOVA FCT, e ainda da investigadora Erin Tranfield, do Instituto Gulbenkian de Ciência.  

  • uma alternativa mais barata, rápida e versátil à PCR para detecção de patógenos; caso do projeto conduzido por Mónica Serrano, e que resulta da colaboração entre o Laboratório de Desenvolvimento Microbiano, liderado por Adriano Henriques, e o Laboratório de Biologia Molecular de Leveduras, liderado por Catarina Pimentel, também do ITQB NOVA.  

  • e ainda a identificação de um novo tipo de biomarcador e alvo terapêutico para combater o cancro da mama, projeto de Maria Guadalupe Cabral, que lidera uma equipa multidisciplinar e inclui as médicas Sofia Braga e Telma Martins, do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca and CUF Descobertas.