No mais recente ranking elaborado pela QS, referência mundial na avaliação de instituições de ensino superior, a NOVA regista uma subida clara em 5 das áreas analisadas e é a primeira instituição em Portugal em Social Sciences and Management
O levantamento foi feito com base na avaliação de 1 596 universidades e está dividido em cinco grandes campos do saber: Artes e Humanidades, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Gestão, Ciências da Vida e Medicina, além de Engenharia e Tecnologia.
Sobre o desempenho da NOVA destaque-se ainda o facto de integrar o Top 150 mundial no sub-tópico Accounting & Finance (101-150). A NOVA surge ainda, com uma posição sólida, no Top 200 mundial em 7 outros sub-tópicos:
– Economics and Econometrics
– Business & Management Studies
– Archaeology
– History
– Geography
– Engineering-Chemical
– Agriculture & Forestry
A nível das subáreas agora também analisadas pela QS, a NOVA lidera de forma destacada, ocupando o primeiro lugar a nível nacional em Accounting and Finance, Business and Management Studies e Economics and Econometrics.
A avaliação das universidades contempladas no QS World University Rankings by Subject tem como base dados de inquéritos a empregadores e académicos de todo o mundo, bem como informação bibliométrica retirada da base de dados científica Scopus/Elsevier.
A nível mundial, os rankings das cinco grandes áreas avaliadas áreas são liderados pela Universidade de Harvard (EUA), número um em Ciências da Vida e Medicina e também em Ciências Sociais e Gestão; pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA), o melhor em Ciências Naturais e Engenharia e Tecnologia; e pela Universidade de Oxford (Reino Unido), que prevalece em Artes e Humanidades.
Confira aqui todos os resultados.