Dia da Universidade NOVA de Lisboa 2019.
O Dia da Nova 2019 foi um momento de reafirmação de objetivos e estratégia. No dia 23 de outubro, a Reitoria acolheu os novos doutorados, a quem foram impostas as respetivas insígnias, tendo ainda sido entrega a Medalha de Mérito da Universidade a José Caldeira da Silva, Antigo Diretor da ENSP-NOVA. Manuel Heitor, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve presente na sessão que contou ainda com a palestra do Prémio Nobel da Medicina 2001, Sir Paul Nurse, sob o lema de «Science as a revolution».
O tópico eleito pelo Reitor da NOVA, João Sàágua, para este ano foi precisamente o da Investigação. «É com alegria e orgulho que posso afirmar que a NOVA é hoje uma Universidade indiscutivelmente orientada para a investigação, mas, mais importante ainda, é uma universidade que combina investigação fundamental com agendas colaborativas dirigidas a problemas e desafios reais, realizando ambas graças à excelência dos nossos professores, investigadores e doutorandos.», afirmou.
À importância da Investigação aliou o seu indiscutível contributo para uma melhor sociedade global: «A NOVA é uma universidade global e cívica do século XXI. E está, por isso, consciente da importância que a investigação e a inovação baseada no conhecimento têm para atender às necessidades mais prementes da Sociedade Contemporânea. Nós todos que fazemos parte desta ‘grande casa’, a Universidade Nova, devemos estar motivados para fazer parte deste esforço da investigação em prol do desenvolvimento sustentável e, como cientistas, temos a obrigação de dar o nosso contributo.»
Abordando os objetivos do novo Plano Estratégico da Universidade Nova, para os próximos anos, referiu 4 plataformas base:
- Nova Hospitality Futures
- NOVA Institute for Art & Technology
- Nova Saúde
- NOVA4theGlobe
Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, o Reitor afirmou que a NOVA se focará em 7 dos ODS:
- ODS 3 – Saúde de qualidade
- ODS 5 – Igualdade de género
- ODS 7 – Energias renováveis e acessíveis
- ODS 9 – Indústria, inovação e infraestruturas
- ODS 10 – Reduzir as desigualdades
- ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
- ODS 13 – Ação climática
A sessão contou ainda com a alocução da Presidente do Conselho Geral, Estela Barbot, que defendeu que «a actividade da Universidade não se deve cingir ao perímetro interno da Universidade, mas deve estar interligada com a Sociedade, com a qual a NOVA assumiu o compromisso de servir através do conhecimento.»