AGEO – Associação Geoparque Oeste será responsável pela dinamização da candidatura do aspiring Geoparque Oeste a geoparque mundial da UNESCO.
No passado dia 27 de setembro, foi registada a AGEO – Associação Geoparque Oeste, tendo como fundadores o Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, a Sociedade de História de Torres Vedras, a Universidade NOVA de Lisboa, bem como outros signatários a título individual.
Esta associação de direito privado sem fins lucrativos, será a entidade responsável por dinamizar o processo de desenvolvimento da candidatura do aspiring Geoparque Oeste, a geoparque mundial da UNESCO.
Deste modo, tem como objeto a preservação, conservação, valorização, divulgação e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando a educação, o turismo e o desenvolvimento sustentável das populações e do território.
O projeto aspiring Geoparque Oeste envolve o território dos municípios de Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras e pretende ser um projeto agregador da identidade destes territórios, sendo que até ao final do ano serão divulgadas as principais iniciativas a implementar em 2019.
