O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB/NOVA) lidera o projeto científico “QUALATY – Decifrando o enigma da qualidade do Chícharo (Lathyrus sativus). Como podem as tecnologias omicas contribuir para o melhoramento participativo da qualidade nas leguminosas?”.
Trata-se de um projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que envolve um conjunto de parceiros nacionais e internacionais, e que pretende identificar variedades de chícharo, fontes de características agronómicas, nutricionais e organoléticas interessantes. A investigadora principal deste projeto de investigação é a Doutora Carlota Vaz Patto do ITQB/NOVA.
Encontrando-se na fase final do primeiro ano do ensaio de campo, no futuro prevê-se o desenvolvimento de iniciativas que permitam a partilha de conhecimentos entre agricultores, consultores, investigadores, empresas e consumidores. Neste que é o “Ano Internacional das Leguminosas de Grão”, este estudo científico vem contribuir para o desenvolvimento da cultura do chícharo e da diversificação de produtos alimentares à base desta leguminosa, no sentido de valorizar o chícharo e as próprias dinâmicas que têm vindo a ser criadas ao nível da economia local.
Notícia:
- Alvaiázere – Sector agrícola em destaque
- Estratégia para o sector agrícola em destaque no Dia do Agricultor
- Projecto de investigação quer valorizar chícharo
- Estudos procuram identificar as melhores variedades de chícharo
- Município de Alvaiázere participa em projeto científico em torno do chícharo
- Município de Alvaiázere participa em projeto científico em torno do chícharo
- Investigadores procuram variedade de chícharo mais saborosa
- Redescobrir o Chícharo
GCIRP
atualizado 29.julho.2016