A investigadora Elisabete de Oliveira Marques do grupo de investigação BIOSCOPE, do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, foi contemplada com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2015.
O Projeto “Nova Geração de Quantum Dots Luminescentes Biodegradáveis para Descoberta de Biomarcadores e Libertação de Fármacos em Amostras Biológicas”, centrado na área da saáde, tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas luminescentes biodegradáveis, para descoberta de novos biomarcadores, e para servirem de veículo na libertação controlada de fármacos (Doxorrubicina e a Camptotecina) em células cancerígenas, e assim contribuir para o combate à resistência a quimioterapia convencional.
Este é um projeto inovador na medida em que promove a criação de uma nova geração de nanopartículas luminescentes, biocompatíveis, não tóxicas e biodegradáveis e respetiva utilização na descoberta de novos biomarcadores em células cancerígenas e na criação de dispositivos de distribuição de fármaco padrão, eficientes para o seu tratamento.
O projeto poderá contribuir para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que abrange a criação de um dispositivo de tratamento não invasivo (via oral).
Entrega do Prémio
Notícias relacionadas:
- http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/mulheres-na-ciencia-2015/portuguesa-premiada-por-investigacao-sobre-celulas-cancerigenas
- http://www.lorealmulheresnaciencia.com.pt/index.htm
- http://observador.pt/2016/02/23/premio-mulheres-na-ciencia-tratar-cancro-detetar-avc-proteger-pescado/
Fonte: http://www.fct.unl.pt/
atualizada 24.fevereiro.2016