«A Mecânica Experimental e os Novos Desafios da Biomecânica» – NOVAs Conversas com Mário Vaz

4 de Janeiro, 2016

“A Mecânica Experimental e os Novos Desafios da Biomecânica” – NOVAs Conversas com Mário Vaz

3.ª Conversa do Ciclo “Questões sobre a Mobilidade”

http://www.unl.pt/pt/escola-doutoral/pid=605

13 de janeiro de 2016 | 18h |Local: NOVA Medical School – Sala EP9 | Entrada Livre, mas sujeita a inscrição aqui.

O estudo da dinâmica da locomoção humana assume elevada importância na otimização do movimento, quer desportivo, quer noutros contextos como a reabilitação e na conceção de novos produtos.

De igual modo o conhecimento da resposta dos tecidos às tensões geradas contribui para o sucesso da clinica e permite inovação nos tratamentos ou conceber novas soluções tecnológicas. A utilização de Técnicas de Mecânica Experimental permite aprofundar o conhecimento sobre o comportamento dos tecidos vivos, principalmente a sua resposta às cargas mecânicas.

Mário Vaz é Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, onde é responsável pelas disciplinas de Física: Mecânica 1, Mecânica Experimental, Ergonomia e Biomecânica do Corpo Humano.

é investigador do INEGI desde a sua fundação e director do Laboratório de óptica e Mecânica Experimental desde 2000.

Obteve o seu Doutoramento na FEUP em 1995 e os seus principais interesses de investigação são: metrologia laser, mecânica experimental e biomecânica, temas em que tem diversas publicações científicas nacionais e internacionais.

Presidiu à Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB) de 2010 a 2014, é membro fundador do Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP) e pertence à sua comissão executiva.

é presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões e Mecânica Experimental (APAET) e vice-presidente da European Society for Experimental Mechanics, EURASEM.

Sobre as NOVAs Conversas

As NOVAs Conversas são sessões com convidados oriundos de todas as áreas do conhecimento e pensamento: um conjunto eclético de oradores.

As NOVAs Conversas caracterizam-se por:

  • Diversidade temática – das ciências sociais, artes e humanidades às ciências exactas e da vida – num estilo de tertália informal e linguagem acessível a um páblico não especializado.
  • Promoção do diálogo disciplinar e científico e estímulo à quebra de barreiras entre as diferentes áreas do conhecimento abrangidas pelas várias unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa.
  • Divulgação científica generalizada e promoção da discussão crítica multidisciplinar: sessões dirigidas a um páblico universitário não especializado, mas abertas a qualquer interessado.

Organização: Comissão de Estudantes de Doutoramento da NOVA Escola Doutoral.