As NOVAsaúde talks vão estar disponíveis todas as últimas quintas-feiras do mês. Ouça-nos nas principais plataformas de streaming.
NOVASaúde Talks

As NOVAsaúde talks vão estar disponíveis todas as últimas quintas-feiras do mês. Ouça-nos nas principais plataformas de streaming.
24 abril 2025
Neste episódio, exploramos as Unidades Locais de Saúde (ULS), um modelo que integra cuidados primários e hospitalares para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços. Um ano após a criação das 31 novas ULS, convidámos o Professor Catedrático Pedro Pita Barros, da Nova SBE, e o Professor Catedrático Julian Perelman, da Escola Nacional de Saúde Pública da NOVA, para refletirem sobre os resultados iniciais, os desafios enfrentados, a transparência nas nomeações e o impacto das Parcerias Público-Privadas no setor da saúde.
26 março 2025
Os recursos humanos são fundamentais para um sistema de saúde resiliente e sustentável. Neste episódio das NOVA Saúde Talks, os especialistas Paula Broeiro, médica de família e Professora Auxiliar Convidada na NOVA Medical School, e Tiago Correia, professor de Saúde Global e diretor do Centro Colaborador da OMS para as Políticas e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde do IHMT-NOVA, discutem os desafios de atrair, fixar e valorizar profissionais de saúde, especialmente em regiões carenciadas. Desde a importância da colaboração interprofissional até à necessidade de políticas estratégicas que integrem formação, planeamento e condições de trabalho, exploramos aqui como garantir cuidados de saúde de qualidade para todos.
27 fevereiro 2025
Neste NOVA Talks, mergulhamos no impacto da inteligência artificial na saúde. Esta revolução está a transformar os cuidados médicos e a investigação clínica, trazendo benefícios, mas também desafios. Como podemos maximizar as suas potencialidades e mitigar os riscos? Para esta conversa, contamos com três especialistas da NOVA: Nuno Neuparth, médico imunoalergologista e professor catedrático na NOVA Medical School; Leonardo Vanneschi, professor catedrático na NOVA IMS e especialista em aprendizagem automática; e Hugo Gamboa, professor catedrático na NOVA FCT na área de engenharia biomédica.
30 janeiro 2025
Neste episódio exploramos o impacto vital da comunicação na saúde, desde a relação médico-doente até à gestão de crises de saúde pública. A professora Ana Margarida Barreto, especialista em Comunicação, e a professora Ana Rita Goes, especialista em Promoção da Saúde, ambas da Universidade NOVA de Lisboa, debatem os desafios e barreiras na comunicação em saúde. Entre os temas discutidos, destacam-se a importância da escuta ativa, a formação em competências comunicativas nas áreas da saúde e o papel das condições de trabalho na qualidade da interação médico-paciente. Descubra como a comunicação pode transformar resultados em saúde e fortalecer a ligação terapêutica.
26 dezembro 2024
No episódio de hoje, vamos explorar a conexão entre alterações climáticas e o conceito “One Health”, que integra a saúde humana, animal e ambiental. Surgiu como resposta às crescentes ameaças à saúde global e ganha ainda mais relevância num contexto de eventos climáticos extremos, que afetam os ecossistemas e as comunidades. Para debater este tema, contamos com a presença de duas especialistas da NOVA: Margarida Alho, médica, veterinária e investigadora da Escola Nacional de Saúde Pública, e Carla Maia, especialista em parasitologia veterinária e investigadora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.
28 novembro 2024
Neste episódio das NOVA Saúde Talks, vamos explorar o tema da Prescrição Social, uma abordagem inovadora que vai além dos tratamentos tradicionais. Descubra como esta prática, recentemente implementada em rede em Portugal pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, está a transformar os cuidados de saúde, promovendo a saúde física e mental, combatendo o isolamento social e criando comunidades mais saudáveis. Para discutir este tema, contamos com a presença de Sónia Dias, diretora da Escola Nacional de Saúde Pública, e Ana Rodrigues, professora e investigadora da Nova Medical School.
31 outubro 2024
A Saúde Digital está a redefinir a forma como pacientes, profissionais e sistemas de saúde interagem, oferecendo ferramentas integradas e inteligentes para melhorar a gestão da saúde e da doença. No entanto, o futuro da saúde digital vai além de digitalizar processos antigos: trata-se de repensar o sistema de saúde, colocando o paciente no centro, assegurando equidade no acesso e preparando profissionais para a era da inteligência artificial e da medicina de precisão.
Para nos guiar no tema temos connosco Teresa Magalhães, professora da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP NOVA, Guilherme Victorino, docente da NOVA Information Management School e ainda Isabel Craveiro, investigadora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical – IHMT NOVA.
26 setembro 2024
Hoje vamos explorar um modelo que promete revolucionar os cuidados de saúde em Portugal. Ou seja, vamos falar de Unidades de Saúde Familiar – Modelo C, ou simplesmente USF-C, como são conhecidas. Previstas na lei desde 2008, demoraram para sair do papel.
Agora que o modelo se prepara para avançar, não faltam críticas ao formato. Como podemos garantir que trará resultados positivos?
Para conversar sobre este tema, temos dois professores da Universidade NOVA de Lisboa: Bruno Heleno, Professor de Medicina Geral e Familiar na NOVA Medical School e Médico de Família na Unidade Local de Saúde Santa Maria, e Julian Perelman, Professor na Escola Nacional de Saúde Pública.
25 Julho 2024
A segunda conversa das NOVA Saúde Talks é dedicada a uma questão que foi já declarada uma ameaça à Saúde Pública pela Organização Mundial da Saúde.
Connosco, para conversar sobre a resistência antimicrobiana estão o médico Carlos Palos, responsável pela Prevenção, Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana do Hospital Beatriz Ângelo e Grupo Luz Saúde; Paulo Sousa, Professor associado da ENSP, diretor do departamento de Estratégias em Saúde Coordenador do Mestrado em Saúde Pública da ENSP-NOVA e Raquel Sá Leão, Subdiretora do ITQB NOVA com os pelouros da inovação e internacionalização e líder de grupo de investigação na área da microbiologia molecular de patógenos humanos.
11 Julho 2024
Este é o primeiro episódio do NOVA Saúde Talks, o podcast oficial da Universidade NOVA de Lisboa dedicado à Saúde. Junte-se a Cláudio M. Soares, pró-reitor que coordena a plataforma estratégica NOVA Saúde, e aos professores Pedro Pita Barros (Nova SBE), Isabel Craveiro (IHMT NOVA) e Paulo Sousa (ENSP NOVA), que coordenam a área de organização e gestão em saúde, e saiba mais sobre o projeto, a importância da partilha de conhecimento e criação de valor para a sociedade.
Nesta conversa inicial, vamos debruçar-nos sobre as unidades locais de saúde. Acompanhe-nos mensalmente nestas conversas imperdíveis e saiba como viver melhor.