A investigação científica, seja fundamental ou aplicada, é um dos pilares fundamentais da Universidade NOVA de Lisboa, com impacto potencial em todos os aspetos da sociedade, tanto a nível académico, como social, ambiental, cultural ou económico.
Cada vez mais, as decisões, sejam em contexto político, empresarial ou mesmo individual, são baseadas na melhor ciência produzida, o que exige que as Universidades preparem e estimulem os investigadores a comunicarem o impacto da sua investigação numa linguagem clara e acessível a todos.
As agências de financiamento de investigação e inovação, nacionais e europeias, têm colocado uma tónica crescente na importância do impacto da investigação. Também a nível europeu, há um estímulo claro à adoção de metodologias de avaliação simultaneamente mais qualitativas, robustas e integradas, de que é exemplo a CoARA – Coalition for Advancing Research Assessment, da qual a NOVA é subscritora inicial.
Tendo em conta este potencial transformador da investigação científica, é de extrema importância que o impacto resultante da mesma seja devidamente comunicado e entendido pela sociedade.
O objetivo desta terceira edição do Desafio Narrativas de Impacto na Investigação é, uma vez mais, proporcionar a todos os docentes e investigadores da NOVA a possibilidade de escreverem narrativas, que comuniquem o impacto real da sua investigação e as suas consequências diretas para sociedade, de forma que todos possam compreendê-la.
Todos os docentes e investigadores afiliados a qualquer uma das Unidades Orgânicas da NOVA, independentemente da sua área ou disciplina de ação podem participar na terceira edição do desafio “Narrativas de Impacto na Investigação”.
São admitidos todos os projetos ou iniciativas de base científica, dentro do domínio da investigação, com impacto significativo associado, desde que cumpram as condições de admissão descritas no Regulamento desta iniciativa.