O Azerbaijão, país anfitrião da COP 29, prevista para novembro de 2024, está empenhado em colaborar com a Universidade NOVA de Lisboa em diversos programas de transição energética.
À primeira vista, Portugal e Azerbaijão podem parecer países com poucas semelhanças. No entanto, uma análise mais atenta revela mais pontos em comum do que se poderia imaginar. Portugal localiza-se no extremo ocidental da Europa, enquanto o Azerbaijão se encontra no extremo oriental. Ambos os países têm uma população de cerca de 10 milhões de habitantes. Curiosamente, apenas 8 cidadãos portugueses residem oficialmente no Azerbaijão, um deles sendo Fernando Santos, o conhecido selecionador de futebol, que tem a responsabilidade de orientar a seleção azeri rumo ao apuramento para o Euro 2028.
Além disso, o Azerbaijão destaca-se pela sua abundância de recursos petrolíferos. No entanto, com a aproximação da COP 29 – a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas – o Azerbaijão demonstra um crescente interesse em promover uma transição energética sustentável, alinhando-se com os objetivos globais de combate às alterações climáticas partilhados pela NOVA.
Foi com este pano de fundo que a Universidade NOVA de Lisboa, representada pelo vice-reitor João Amaro de Matos, esteve em Baku, de 9 a 13 de setembro, para reforçar laços e explorar novas oportunidades de cooperação. Alguns dos momentos altos desta visita:
- Encontro na Baku Higher Oil School, onde fomos calorosamente recebidos pelo Reitor, Prof. Elmar Gasimov, e pela Diretora de Relações Internacionais, Konul Maharramova. Aqui surgiram ótimas perspetivas de colaboração com a NOVA IMS e a NOVA FCT.
- Visita à ADA University, uma instituição moderna com uma visão de futuro, onde discutimos fortes possibilidades de cooperação nas áreas de engenharia, ciências políticas e gestão.
- Participação no Times Higher Education (THE) University Impact Forum, que decorreu na Azerbaijan State University Oil and Industry, encontro de preparação para a COP29, que contou também com a presença da pró-reitora Júlia Seixas, como keynote speaker num painel sobre a importância do ODS 13 – ação contra a mudança global do clima.
Numa reunião independente do evento da THE, João Amaro de Matos e Júlia Seixas foram também recebidos pelos responsáveis da Azerbaijan State Oil and Industry University.
Alem disso, não faltou a visita a uma escola secundária, onde foi possível apresentar os programas internacionais de licenciaturas da NOVA, com o intuito de estimular as suas candidaturas.