O Reitor da NOVA, João Sàágua, marcou presença no encontro “Visión de las Universidades Iberoamericanas ante un Mundo Globalizado“, em Valência.
A mesa-redonda do encontro, realizado em 11 de outubro de 2024 na Universidade de València, reuniu líderes académicos de várias universidades ibero-americanas para discutir o papel das instituições de ensino superior numa sociedade em constante transformação.
Entre os temas abordados, destacaram-se as questões sobre o papel das universidades perante os avanços tecnológicos, económicos, sociais e culturais, e a necessidade de um financiamento público adequado para garantir a qualidade e competitividade das instituições.
A crescente importância da educação virtual, impulsionada pela pandemia de 2020, e o impacto das novas modalidades de ensino nos sistemas universitários também foram pontos de debate.
Outro ponto central foi a discussão sobre o papel das universidades como motores de mobilidade social e a importância de alianças entre universidades ibero-americanas para enfrentar os desafios globais.
O evento foi uma oportunidade para os líderes académicos refletirem sobre as estratégias necessárias para garantir que as universidades continuem a ser agentes de mudança e inovação, num cenário de crescente globalização do conhecimento e do talento.
Uma reflexão que pode conferir por completo aqui.