O projeto liderado pela investigadora do ITQB NOVA Ana Pina ganhou uma bolsa CaixaResearch Health no valor de 1M€ para promover a deteção precoce de doenças neurodegenerativas através do estudo de agregados de proteína tau.
Estima-se que, até 2050, haja cerca de 130 milhões de pessoas em todo o mundo a sofrer de doenças neurodegenerativas, segundo a Organização Mundial de Saúde. Como, atualmente, as abordagens diagnósticas se centram nos sintomas, dificultando a deteção precoce, torna-se evidente a necessidade de desenvolver novos métodos que permitam diagnosticar essas doenças, precocemente e com precisão, abrindo a porta para as tratar numa fase precoce, retardando a sua progressão.
“Este reconhecimento da La Caixa é uma oportunidade única para ultrapassar os limites da investigação das doenças neurodegenerativas, visando tornar a deteção precoce uma realidade”, sublinha Ana Pina, investigadora principal do ITQB NOVA, a propósito da bolsa agora recebida.
As Call CaixaResearch Health são patrocinadas pela Fundação “La Caixa” e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Neste concurso foram atribuídos 25,7 milhões de euros a 29 projetos de investigação biomédica e de saúde selecionados de entre 580 propostas. Estes projetos, com potencial valor e impacto social, quer em investigação básica, quer clínica ou translacional, serão desenvolvidos ao longo dos próximos três anos.