A Universidade NOVA de Lisboa garantiu financiamento para 36 novos projetos de investigação, com um total de 1 794 803,73€, no âmbito do Concurso de Projetos Exploratórios em Todos os Domínios Científicos 2023, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Com uma taxa de sucesso de 29,3%, acima da média nacional de 22,5%, a NOVA consolida a sua posição de referência no panorama nacional de investigação.
Além destes, a NOVA.id.FCT – Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT NOVA – conquistou financiamento para mais 10 projetos exploratórios, no valor de 492 367,86€.
Os projetos, com uma duração de 18 meses e um financiamento máximo de 50 mil euros cada, serão os primeiros da FCT a adotar a modalidade de custos simplificados – lump sum ou pagamento único em dinheiro.
Estes resultados refletem o compromisso da NOVA com uma investigação de excelência e inovação, abrangendo diversas áreas científicas, desde ciências da vida e saúde, engenharia e ciências da computação, até ciências sociais, humanidades, química, biologia, direito ou economia.