Trata-se de uma efeméride que nos convoca para uma reflexão sobre o papel fundamental que Mário Soares desempenhou na consolidação da democracia e na luta pela liberdade em Portugal.
Reconhecido como uma das figuras mais influentes da história política portuguesa e europeia do século XX, Mário Soares foi protagonista de transformações marcantes no país, desde a oposição à ditadura até à fundação do Partido Socialista e à construção de um Estado democrático. Entre as suas conquistas destacam-se a liderança de três governos constitucionais, os dois mandatos como Presidente da República (1986-1996) e o papel crucial na integração de Portugal nas Comunidades Europeias.
Com 74 anos de intervenção política, desde a primeira prisão pela PIDE aos 17 anos até aos seus últimos atos públicos aos 91, Mário Soares dedicou-se à defesa de causas fundamentais: democracia, direitos humanos, solidariedade e progresso social. Fundador do Partido Socialista, foi também autor de obras emblemáticas como Portugal Amordaçado e um defensor incansável do Estado de Direito.
Mário Soares morreu a 8 de janeiro de 2017, aos 92 anos, e foram então decretados 3 dias de luto nacional.
Saiba mais sobre a plataforma digital “Mário Soares e a Europa”
Lançada com a colaboração do HTC – História, Território e Comunidades, centro de investigação da NOVA FCSH, reúne documentos inéditos, fotografias e vídeos que testemunham o papel de Soares na defesa dos valores democráticos e na construção de uma Europa unida. Além disso, a plataforma também apresenta a exposição virtual “Mário Soares: Patrono do Colégio da Europa”, destacando a sua influência nos 35 anos de adesão de Portugal à União Europeia.
De volta a 1996
A cerimónia do Doutoramento Honoris Causa de Mário Soares decorreu na Sala dos Actos da Faculdade de Ciências Médicas/NOVA Medical School.
Veja as imagens em baixo