O nosso compromisso

Na Universidade NOVA, a dedicação à excelência académica está intrinsecamente ligada ao compromisso de contribuir para o bem-estar social, económico e ambiental do nosso planeta. Ao concretizarmos a nossa visão estratégica de sermos uma universidade global e cívica, reconhecemos que a sustentabilidade é um princípio fundamental que deve permear todas as dimensões da nossa atuação.
A sustentabilidade não é uma preocupação passageira; é uma necessidade urgente e um valor central que sustenta a missão da NOVA. Nos últimos anos, temos assistido à sua crescente integração nos programas educativos, iniciativas de investigação, gestão dos campi e envolvimento com a comunidade, com o apoio e empenho da plataforma interdisciplinar NOVA4theGlobe.
Apesar dos desafios que enfrentamos continuarem a ser significativos, o potencial para uma mudança positiva e inovadora é imenso. Ao continuar a dar prioridade à sustentabilidade, não estamos apenas a proteger o planeta para as gerações futuras, mas também a cultivar esperança e a demonstrar que um futuro sustentável está ao nosso alcance. O nosso compromisso inabalável com esta causa será a força que nos move. Juntos, como comunidade académica e em colaboração com parceiros de todos os setores da sociedade, estou certo de que alcançaremos feitos extraordinários.
O termo sustentabilidade é amplamente utilizado em diversos contextos e com diferentes propósitos, nem sempre com a mesma definição. Para garantir consistência e transferibilidade dentro da sua comunidade, a NOVA adotou o enquadramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para organizar a sua agenda e medir o seu impacto, integrando assim os aspetos ambientais, sociais e económicos.
A sustentabilidade ambiental para a NOVA refere-se à sua responsabilidade de conservar os recursos naturais e proteger os ecossistemas locais e globais, no presente e no futuro, em todas as atividades que apoiam as suas missões. A sustentabilidade ambiental abrange o consumo de recursos, como energia, água, alimentos e materiais, bem como a emissão de poluentes e gases com efeito de estufa, e as práticas adotadas para a preservação da qualidade ambiental do Planeta. Neste sentido, queremos contribuir de forma significativa para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para o Acordo de Paris, trabalho coordenado pela Pró-Reitora para Sustentabilidade através da Plataforma NOVA for the Globe.
A sustentabilidade social reflete a responsabilidade da NOVA de Lisboa em assegurar o bem-estar e a saúde da sua comunidade, que inclui os seus trabalhadores (docentes e não docentes), bem como todos os seus estudantes e alumni. Esta dimensão-chave da sustentabilidade é assegurada através de vários sistemas internos, nomeadamente:
A sustentabilidade social também abrange o papel da NOVA na sociedade, através de um modelo de governação aberto e transparente, promovendo a interação e participação de todos os que partilham valores e ambições comuns.
A sustentabilidade económica na NOVA refere-se à capacidade da universidade em garantir a viabilidade financeira a longo prazo das suas atividades de investigação, ensino, criação de valor e infraestrutura, contribuindo simultaneamente para o bem-estar da sociedade. Envolve a gestão eficiente dos recursos, a obtenção de financiamento estável e diversificado, e a realização de investimentos estratégicos que sustentem tanto a continuidade operacional como os objetivos de longo prazo, como a resiliência climática, a sustentabilidade ambiental e a inovação.
Policies
Plano de Eficiência ECO.AP 2030, 2022
Política de Energia e Clima, 2021
Política de Sustentabilidade, 2021
Política de Gestão de Água, 2021
Compromisso da NOVA com a Igualdade de Género, 2021
Política de Igualdade de Género, Igualdade de Oportunidade e Diversidade, 2020
Política de Espaços Livres de Fumo, 2020
Política de Educação e Investigação, 2017
Know more about some of our networks and strategic partnerships with a focus on Sustainability:
A NOVA assinou a Carta de Intenções da Rede Campus Sustentável, assumindo publicamente o seu compromisso com os princípios e práticas de sustentabilidade no ensino superior.
Criada em 2017, a ORSIES é uma rede colaborativa de Instituições de Ensino Superior (IES), com o objetivo de, entre outros, desenvolver ações comuns, partilhadas e com impacto social nas IES. A parceria com a ORSIES permite à NOVA partilhar projetos e iniciativas com estudantes, colaboradores e docentes, assim como construir pontes e sinergias para impulsionar novos projetos, ferramentas e atividades que promovam competências transversais e humanas e aumentem o bem-estar dos nossos estudantes. Mais informações aqui.
Em janeiro de 2023, a Universidade NOVA de Lisboa foi reconhecida como membro do Impacto Académico das Nações Unidas (UNAI), juntando-se a um grupo de mais de 1600 instituições de mais de 152 países que estão a trabalhar com as Nações Unidas para promover prioridades globais como a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável. Mais informações aqui.
Criada em 2023, por iniciativa da NOVA, CEiiA e do Instituto Marquês de Valle Flor, a SDSN Portugal tem como objetivo mobilizar universidades, centros de investigação e outras redes e CENTROS de conhecimento, organizações da sociedade civil e empresas para criar sinergias na promoção de soluções transformadoras que acelerem a implementação da Agenda 2030 dos ODS e da meta do Acordo de Paris. A SDSN Portugal é a rede nacional da UN Sustainable Development Solutions Network (SDSN), que atua sob os auspícios do Secretário-Geral das Nações Unidas e é presidida pelo Prof. Jeffrey Sachs da Universidade de Columbia. Mais informações aqui.
A NOVA participa ativamente na rede de responsáveis pela sustentabilidade da aliança EUTOPIA MORE, que reúne 10 universidades europeias, através de reuniões online regulares. A NOVA lidera o trabalho da rede na área prioritária de Impacto Climático, explorando possibilidades de colaboração e projetos conjuntos. Outras áreas de trabalho dentro da SON incluem biodiversidade, integração do desenvolvimento sustentável na educação e inclusão e equidade.
A MetaRed S está presente em vários países ibero-americanos, sendo promovida pela Universia e Santander. A rede foca na gestão dos impactos positivos e negativos produzidos pela comunidade universitária, bem como nas expectativas e necessidades dos grupos de interesse, conforme estabelecido pelos princípios da Responsabilidade Social Corporativa, adaptados e aplicados ao campo educacional. A Universidade NOVA junta-se à MetaRedS em 2023, com o Reitor, Prof. João Sàágua, a presidir e a Proreitora, Prof.ª Júlia Seixas, a exercer as funções de secretária executiva.