EUTOPIA Doctoral Summer School

A EUTOPIA Doctoral Summer School é uma experiência imersiva e interdisciplinar que desafia doutorandos a expandirem os seus horizontes de investigação. Através de trabalho em equipa, mentoria especializada e dinâmicas inovadoras, os participantes desenvolvem projetos que cruzam diferentes áreas do conhecimento, explorando novas perspetivas e soluções.
Consulte todas as informações práticas (Alojamento, Transporte, Direções, Horários, etc.) na Brochura.
Este curso tem um duplo objetivo. Por um lado, pretende explorar o papel das abordagens interdisciplinares na investigação científica contemporânea e complexa. Por outro, procura proporcionar aos doutorandos uma experiência inovadora e enriquecedora, demonstrando o impacto da interdisciplinaridade nas suas próprias áreas de investigação.
Os participantes irão desenvolver um projeto ao longo do programa e, no final, o melhor projeto será distinguido com o Prémio da Summer School!
Saia da rotina e mergulhe nesta experiência transformadora.
As candidaturas estão abertas até 9 de junho de 2025, através da página oficial.
Seleção competitiva dos participantes.
Critérios de Seleção:
– Carta de Motivação (máximo uma página) detalhando os interesses e objetivos do candidato.
Os candidatos serão notificados sobre os resultados da seleção.
A taxa de inscrição inclui:
Acesso a todas as aulas e materiais do curso; Utilização das instalações para aulas e trabalho em grupo; Alojamento em quartos duplos partilhados no Convento da Arrábida; Regime de pensão completa (pequeno-almoço, almoço e jantar) durante todo o programa; Transporte de e para o Convento (ponto de encontro: edifício central da NOVA); Prémio para o melhor projeto final de grupo.
A EUTOPIA Doctoral Summer School inclui sessões plenárias com oradores convidados, sessões de brainstorming com mentores e trabalho em equipa.
Este curso é ideal para participantes com os seguintes perfis:
Os projetos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
Conheça os formadores do curso na Brochura.
Download do programa aqui.
Dia 1 – Exposição e Integração
Hora | Atividade |
12:00 | Sessão de boas-vindas e introdução – Anúncio do tema do desafio pelo Keynote Speaker 1 (30 min) |
13:00 | Almoço de networking |
14:30 | Keynote Speaker 2 (45 min) seguido de 15 min de discussão |
15:30 | Keynote Speaker 3 (45 min) seguido de 15 min de discussão |
17:00 | Philosophical Coffee Break |
Dia 2 – Formação de Equipas e Definição do Desafio
Hora | Atividade |
9:00 — 12:00 | Trabalho em equipa para identificar um desafio relacionado com o tema, usando as competências dos elementos do grupo |
12:00 | Keynote Speaker 4 sobre trabalho em equipa |
13:00 | Almoço de networking |
14:00 | Apresentação do desafio escolhido por cada grupo e discussão aberta |
16:00 | Reestruturação do desafio com base no feedback da apresentação pública, com o apoio de mentores |
Dia 3 – Transformação do Desafio num Projeto de Investigação
Hora | Atividade |
9:00 | Brainstorming com mentores para definir: a. Título do projeto b. Pergunta de investigação c. Metodologia interdisciplinar d. Contributo de cada membro |
12:00 | Keynote Speaker 5 sobre desafios da investigação interdisciplinar |
13:00 | Almoço de networking |
14:00 | Revisão da literatura sobre o tema do projeto a partir de diferentes áreas do conhecimento |
16:00 | Brainstorming com mentores sobre a estrutura do relatório do projeto a apresentar |
Dia 4 – Redação e Consolidação (Trabalho em Grupo)
Hora | Atividade |
9:00 | Redação individual de cada parte do projeto, conforme estrutura definida |
11:00 | Apresentação e discussão dos textos dentro do grupo, com o apoio de mentores |
12:00 | Keynote Speaker 6 sobre desafios da escrita científica multi-autor |
13:00 | Almoço de networking |
14:00 | Consolidação das diferentes partes num documento unificado |
17:00 | Preparação da apresentação final em PowerPoint |
Dia 5 – Apresentação Pública dos Projetos
(Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, Campus de Campolide)
Hora | Atividade |
10:00 | Apresentação dos projetos |
11:00 | Pausa enquanto o júri avalia os projetos |
12:00 | Feedback do júri sobre as apresentações |
13:00 | Nomeação do projeto vencedor |