As inscrições estão abertas para mais um semestre de leituras, debates e descobertas. O LECTEU convida toda a comunidade NOVA a participar livremente nas sessões, escolhendo os livros que mais lhe interessam.
Nesta edição, o tema central continua a ser a liberdade, explorada através de obras de autores dos países parceiros da EUTOPIA, a aliança europeia da qual a NOVA faz parte. As sessões decorrem em português e inglês, criando um espaço de partilha e debate multicultural.
Os livros deste semestre são:
- O vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge (Portugal)
- Vozdevelha, de Elisa Victoria (Espanha)
- Hoje preferia não me ter encontrado, de Herta Müller (Roménia)
- Guerra e terebentina, de Stefan Hertmans (Bélgica)
A primeira sessão acontece a 26 de março, no Campus de Campolide (local e hora a confirmar), com o livro de Lídia Jorge.
Publicado em 2002, trata-se de um romance que aborda questões sociais e políticas, sobressaindo momentos de racismo, intolerância e xenofobia. A decorrer em Valmares, uma aldeia fictícia no Algarve, ali se relata a vida de Milena Leandro, uma mulher de 34 anos que sofre de esquizofrenia, observando o mundo como uma criança. Tendo a sua família partido para férias, Milena decide sozinha acolher, na velha fábrica de conservas da família, um grupo de emigrantes cabo-verdianos.
A obra recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela (2002) da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Correntes d’Escritas/Casino da Póvoa (2004), o Prémio do Público (2005) do Salão de Literatura Europeia de Cognac e o Prémio de Literatura Albatroz (2005) da Fundação Günter Grass.
Para se inscrever, preencha o formulário aqui; em caso de dúvidas, envie um email para lecteu@unl.pt.
Junte-se à comunidade LECTEU e embarque nesta viagem literária, acompanhando todas as novidades no Instagram.