A cientista e professora catedrática Elvira Fortunato, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, foi distinguida, pela 10ª vez consecutiva, como uma das 50 Mulheres Mais Influentes de Portugal, numa seleção que reflete o papel decisivo das mulheres na política, na ciência, na economia e na liderança.
Licenciada em Física e Engenharia de Materiais e doutorada em Engenharia de Materiais pela NOVA FCT, Elvira Fortunato é pioneira na investigação em eletrónica transparente e flexível. Ex-ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2023–2024), no início de 2025, assumiu a liderança do novo Laboratório Conjunto de Materiais Eletrónicos China-União Europeia, dedicado ao desenvolvimento de aplicações inovadoras, desde biomédica até às células solares espaciais, com sede em Hefei, na China. A sua biografia, Elvira Fortunato – Uma vida de paixão pela ciência, escrita por Virgílio Azevedo, foi publicada em março deste ano.
Na sua 10ª edição, trata-se de uma iniciativa da Executiva – marca que se desdobra num site, em livros e em conferências, e que tem como objetivo contribuir para acelerar a paridade das mulheres na gestão de topo, sublinhando o trajeto profissional, o talento e a excelência, sem esquecer a promoção de modelos que influenciem outras pessoas.