A Universidade NOVA de Lisboa vai homenagear Maria Leptin e José Sousa e Brito com o grau de Doutor Honoris Causa, numa cerimónia que contará com a participação de figuras de destaque da comunidade académica.
A cientista e presidente do Conselho Europeu de Investigação, Maria Leptin, será apadrinhada pela Professora Elvira Fortunato, e o seu elogio será igualmente proferido por esta.
O Professor José Sousa e Brito, jurista e pensador de referência, será homenageado com um discurso laudatório a duas vozes, a cargo da Professora Teresa Pizarro Beleza e do Professor Luís Duarte d’Almeida. A madrinha da distinção será a Professora Margarida Lima Rego.
Breve apresentação dos homenageados
Professora Maria Leptin
Presidente do Conselho Europeu de Investigação (ERC) desde 2021, Maria Leptin é uma bióloga reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho sobre morfogénese. Estudou matemática e biologia na Alemanha, doutorou-se na Suíça e desenvolveu investigação no Reino Unido, Alemanha, EUA e França. Ocupou cargos de liderança em prestigiadas instituições como a EMBO e o Laboratório Europeu de Biologia Molecular. É membro de várias academias científicas de renome e tem sido uma voz influente na defesa da ciência no espaço europeu. O seu trabalho tem tido um impacto significativo na projeção internacional da investigação científica, incluindo na Universidade NOVA de Lisboa, que propõe distingui-la com um doutoramento honoris causa.
Professor José de Sousa e Brito
Figura central da academia jurídica portuguesa, José de Sousa e Brito tem uma carreira de quase 50 anos no ensino e mais de 60 anos de produção científica. Especialista em filosofia do direito, direito constitucional, penal e das religiões, foi juiz do Tribunal Constitucional (1989–2002) e colaborador regular da NOVA School of Law. Estudou em Lisboa, Viena, Freiburg, Heidelberg, Oxford e Saarbrücken, tendo lecionado em diversas universidades portuguesas e europeias. Participou na redação de protocolos da Convenção Europeia dos Direitos do Homem e da Lei da Liberdade Religiosa. É autor de vasta obra científica e ocupa posições de destaque em associações e revistas internacionais. A Universidade NOVA propõe-lhe o doutoramento honoris causa como reconhecimento da sua excelência académica e ligação à instituição.