A Universidade NOVA de Lisboa integra o consórcio que está a implementar o projeto Re.Data – Rede para a Gestão de Dados de Investigação. Trata-se de uma iniciativa financiada pelo Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI), que reforça o papel da universidade como uma das instituições de referência promotora de práticas inovadoras e alinhadas com os padrões internacionais.
Com várias atividades previstas ao longo de 2025, o projeto tem como missão criar e consolidar uma comunidade de prática dedicada à gestão de dados de investigação em Portugal. Este objetivo visa não só aumentar o impacto social e económico da investigação, como também garantir a sustentabilidade e o acesso responsável e alargado aos dados, em conformidade com as melhores normas internacionais.
Entre as ações que já estão calendarizadas – cujo calendário pode ser consultado aqui – destacamos o workshop “Fundamentos da curadoria de dados: especialização para bibliotecários de dados e profissionais de informação”, que terá lugar na NOVA SBE no dia 25 de junho.
O consórcio é composto pela NOVA FCT, NOVA FCSH, IHMT NOVAe NOVA IMS, em articulação com a Universidade de Coimbra, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade do Minho, instituição que coordena o projeto.