A NOVA obteve a pontuação máxima em oito das nove dimensões analisadas — Ensino, Instalações, Empregabilidade, Empreendedorismo, Impacto Ambiental, Investigação, Inovação e Transferência de Conhecimento, e Envolvimento Global — refletindo o seu compromisso com a qualidade, excelência e impacto da sua atividade.
Segundo o site oficial da QS Stars, a NOVA integra agora um círculo muito restrito de universidades com este selo de excelência internacional, sendo uma das duas únicas em Portugal e entre pouco mais de vinte em toda a União Europeia a alcançar esta classificação global.
De acordo com o sistema QS Stars, uma universidade com classificação de 5 Estrelas distingue-se pela sua reputação global, forte atratividade de estudantes internacionais e infraestruturas de ponta, que lhe permitem desenvolver projetos de investigação de grande relevância nacional e internacional. Dispõe igualmente de um corpo docente altamente qualificado, com profissionais oriundos de vários países, e de uma oferta curricular inovadora que prepara os seus estudantes para carreiras de sucesso em múltiplas áreas. Por essa razão, os empregadores tendem a recrutar diretamente os diplomados de instituições com esta classificação.
A distinção de 5 Estrelas no QS Stars é, assim, um reconhecimento da elevada qualidade, coerência e impacto internacional da NOVA, no seu todo, e do sucesso dos projetos académicos de cada uma das suas escolas, em particular, reafirmando o seu papel enquanto universidade de excelência ao serviço do ensino, da ciência, e da sociedade.