A Universidade NOVA de Lisboa reuniu, no passado dia 12 de dezembro, investigadores, estudantes e parceiros para celebrar a excelência da investigação e da inovação no NOVA Science & Innovation Day 2025, realizado na Reitoria da NOVA. O evento destacou o papel da ciência na transformação da sociedade, através da apresentação de projetos inovadores, debates sobre Ciência Aberta, interdisciplinaridade e uma Feira de Inovação que refletiu a força do ecossistema científico e tecnológico da NOVA.
“O compromisso com a ciência não é uma opção; é o fundamento da nossa missão”, sublinhou o Reitor, Paulo Pereira, na sessão de abertura, reforçando que as universidades devem continuar a ser espaços de liberdade intelectual e curiosidade, onde novas ideias podem emergir. “Produzir conhecimento que beneficie a sociedade em geral é a visão que nos guia para o futuro que queremos construir”, acrescentou.
A manhã foi marcada pela apresentação de projetos de investigação liderados por investigadores da NOVA e pela sessão dedicada à Ciência Aberta, com destaque para os projetos Re.Data e NOVA.ID-RDM-CC, que reforçam a importância da gestão de dados de investigação. Seguiu-se um momento centrado na investigação interdisciplinar, com a entrega pública dos três projetos vencedores das Ignition Grants, iniciativa em parceria com a Fundação Santander Portugal.
“Na NOVA acreditamos que temos sempre de pensar no impacto social”
À tarde, depois da mesa-redonda “FP10 e as implicações para o panorama nacional do novo programa-quadro”, que reuniu especialistas de referência, seguiu-se a entrega de diplomas aos vencedores do desafio “Narrativas de Impacto na Investigação”, que distinguiu projetos exemplares pelo seu contributo para a sociedade: 5 Prémios e 5 Menções Honrosas e sobre as quais pode encontrar mais informação aqui.
A sessão dedicada à Inovação e Criação de Valor apresentou, depois, projetos e spin-offs do ecossistema NOVA, reforçando a ligação entre ciência e impacto social – e o reconhecimento da importância da ciência na NOVA foi acontecendo ao longo de toda a sessão.
Primeiro, por Cecília Roque, Vice-Reitora para a Investigação e Formação Avançada, que destacou “a criação de um ecossistema de investigação empoderado” e lembrou que “as pessoas são o nosso maior tesouro na condução de pesquisas”. Depois, por Isabel Rocha, Vice-Reitora para a Inovação, Criação de Valor e Assuntos Globais, que reforçou: “Na NOVA, acreditamos ainda que temos sempre de pensar no impacto social”, sublinhando os avanços da universidade: “Há 10 anos, mal tínhamos patentes; hoje estamos no Top 10 a nível europeu e no Top 3 das universidades mais empreendedoras.”
O dia terminou com a entrega dos prémios às melhores flash talks apresentadas por estudantes de doutoramento, evidenciando a próxima geração de cientistas e inovadores. Paralelamente, a Feira de Inovação reuniu tecnologias proprietárias, serviços especializados e spin-offs, espelhando a diversidade e o impacto da NOVA no tecido científico e económico nacional.
Para rematar, a cereja no topo do bolo foi o lançamento da revista NOVA Science: transforming the future 2025, que pode consultar aqui,
