Co-coordenadores

Catarina Brito
(ITQB NOVA)

Filipa Marcelo
(NOVA FCT)

João Conde
(NMS)

Pedro Cravo
(IHMT NOVA)
Missão
A descoberta e o desenvolvimento de medicamentos, produtos biofarmacêuticos e terapias avançadas são essenciais para identificar tratamentos novos ou melhorados para doenças humanas. Neste contexto, a aplicação concertada e integradora do conhecimento científico, das tecnologias de ponta e dos esforços colaborativos são vitais para encontrar, conceber, testar, otimizar e desenvolver bioprocessos para novos medicamentos que possam prevenir sintomas e curar várias condições médicas.
O Grupo NOVA Saúde Descoberta de Medicamentos e Terapias Avançadas tem como objetivos:
1 – Potenciar a excelência da investigação sobre os mecanismos e alvos da doença; mecanismos de ação, metabolismo e estratégias de distribuição de medicamentos; e design e desenvolvimento de terapias avançadas.
2 – Promover sinergias entre investigadores da NOVA e a integração de tecnologias e métodos inovadores, para aumentar a eficiência e a qualidade da descoberta e desenvolvimento de medicamentos e terapias avançadas.
3 – Reforçar a colaboração entre as instituições académicas da NOVA, a indústria farmacêutica e os parceiros clínicos para permitir uma tradução mais eficiente das descobertas científicas em tratamentos novos e eficazes para os pacientes.
4 – Fomentar discussões científicas, orientadas para o mercado e sociais, através da organização de eventos dirigidos a intervenientes nacionais e internacionais.
5 – Incentivar a submissão de projetos colaborativos entre grupos de investigação da NOVA interessados na descoberta de medicamentos e no desenvolvimento de terapias avançadas.
6 – Facilitar o acesso a infraestruturas e plataformas de ponta para apoiar todo o espectro de atividades de descoberta e desenvolvimento de medicamentos, desde a investigação básica até aos ensaios clínicos, garantindo que os investigadores tenham as ferramentas necessárias para fazer avançar o seu trabalho de forma eficiente.
7 – Promover programas interdisciplinares de educação e formação para preparar a próxima geração de cientistas e profissionais para a descoberta de medicamentos e terapia. Isto poderia incluir a curadoria e a disponibilização de informações em workshops, seminários e cursos que cubram os mais recentes avanços científicos, considerações regulamentares e implicações éticas para o desenvolvimento de medicamentos.
8 – Trabalhar com os Gabinetes de Inovação da NOVA para a implementação de um quadro robusto de gestão e comercialização de propriedade intelectual para garantir que as inovações desenvolvidas na NOVA possam ser eficazmente protegidas e traduzidas em soluções terapêuticas que beneficiem a sociedade. Isto também facilitaria parcerias com investidores e empresas de biotecnologia para introduzir novas terapias no mercado.
9 – Promover o envolvimento público e o envolvimento dos pacientes na descoberta de medicamentos para garantir que as atividades de investigação e desenvolvimento se alinham com as necessidades dos pacientes e as prioridades de saúde pública. Isto poderia envolver programas de extensão comunitária, colaboração em grupos de defesa dos pacientes e incorporação do feedback dos pacientes nas estratégias de P&D.
10 – Comprometer-se com a sustentabilidade e práticas éticas em todos os aspetos da descoberta e desenvolvimento de medicamentos, desde práticas laboratoriais ecológicas até considerações éticas em ensaios clínicos. Este compromisso também deve abranger esforços para garantir o acesso equitativo às terapias desenvolvidas, abordando as disparidades globais de saúde.
Investigadores
Alexandra R. Fernandes
NOVA FCT
Ana Sofia Coroadinha
ITQB NOVA
Catarina Brito
ITQB NOVA
Cláudia Almeida
NMS
Diana Lousa
ITQB NOVA
Filipa Marcelo
NOVA FCT
João Borges
NOVA FCT
João Conde
NMS
João Vicente
ITQB NOVA
José Artur Brito
ITQB NOVA
Leonardo Vanneschi
NOVA IMS
Maria João Romão
NOVA FCT
Michel Kranendonk
NMS
Pedro M. Costa
NOVA FCT
Pedro Viana Baptista
NOVA FCT
Pedro Cravo
IHMT NOVA
Zeljko Petrovsk
NOVA FCT
Contacto
Email: novasaude@unl.pt