RSD – Research Skills Development [RSD – Desenvolvimento de Competências Académicas]

EUTOPIA Escola Doutoral

O curso de Desenvolvimento de Competências Académicas, Research Skills Development (RSD), é um curso desenvolvido em colaboração com o Imperial College London. Este curso foi estruturado para abranger competências transversais chave, necessárias aos estudantes nos primeiros anos do Doutoramento, de modo a potenciar as suas capacidades pessoais e de investigação. Trata-se de um curso em imersão que implica a estadia no Convento da Arrábida durante 4 dias e 3 noites. O curso é gratuito para doutorandos da NOVA, incluindo transporte, refeições e alojamento. Este curso destina-se a Estudantes de Doutoramento da NOVA e Doutorados a exercer funções na NOVA (Investigadores, Docentes e Pós-doc), a estudantes de universidades parceiras e a estudantes externos.

Inscrições

12 de Julho, 2024

Detalhes do Programa

O que é?

Este curso tem como objetivo desenvolver competências pessoais e de eficácia de investigação essenciais para estudantes de doutoramento que investigam em diferentes áreas do conhecimento. Através de atividades interativas, debates e exercícios de reflexão, os estudantes irão melhorar as suas capacidades de colaboração em equipa, compreender o processo de doutoramento, comunicar eficazmente a investigação e conceber projetos de investigação em colaboração. O curso dá ênfase à aprendizagem experimental, à autoconsciência e ao crescimento pessoal.

Programa

  • Introdução e expectativas do curso;
  • Criatividade (técnicas e aplicação);
  • Dinâmica de equipa e autoconhecimento;
  • Gestão e compreensão do processo de doutoramento;
  • Comunicação;
  • Colaboração na investigação

Resultados de Aprendizagem

No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:

  • Colaborar eficazmente numa equipa interdisciplinar para atingir objetivos comuns;
  • Demonstrar competências de escuta ativa, dar/receber feedback e resolver conflitos;
  • Contribuir de forma significativa para os debates em equipa e para os processos de tomada de decisão;
  • Explicar conceitos científicos complexos e resultados de investigação a audiências não especializadas;
  • Adaptar o estilo e o conteúdo da comunicação às necessidades de diferentes públicos-alvo;
  • Estabelecer um diálogo respeitoso e construtivo com os pares e as partes interessadas;
  • Elaborar uma proposta para um projeto de investigação em colaboração, incluindo objetivos, métodos, resultados esperados e marketing;
  • Demonstrar autoconsciência, adaptabilidade e resiliência face aos desafios;
  • Gerir o tempo e dar prioridade às tarefas de forma eficaz para cumprir prazos;
  • Refletir e incorporar o feedback para melhorar o crescimento pessoal e profissional.

Referências

  • De Bono, E. (1995) Serious creativity. The Journal for Quality and Participation. 18. 12 – 18.
  • Bridget Juniper, Elaine Walsh, Alan Richardson & Bernard Morley (2012) A new approach to evaluating the well-being of PhD research students, Assessment & Evaluation in Higher Education, 37:5, 563-576, DOI: 10.1080/02602938.2011.555816
  • Elaine Walsh (2011) Publishing from your PhD: negotiating a crowded jungle, Studies in Higher Education, 36:8, 1003-1005, DOI: 10.1080/03075079.2011.643072

Inscrições + Fees

Candidatos a PhD da NOVA – Gratuito. Inscrição na plataforma:  https://www.unl.pt/inscricoes

Candidatos a PhD de outras instituições: Propina 1800€. Inscrições e mais informação via email: nova.doctoral.school@unl.pt

Candidatos a PhD de Instituições Parceiras- 1500€

 

Duração

2ECTS | 4 dias| 56h de trabalho

Horário

3 noites, 4 dias em regime residencial

Idioma

Inglês

Regime

Presencial | Residencial

Docentes

Professora Doutora Alexandra Dias Santos (NOVA FCSH)
Professora Doutora Elsa Caetano (ENSP NOVA)
Professor Doutor Guilherme Victorino (NOVA IMS)
Professora Doutora Joana Marques
Professor Doutor João Cordeiro (ENSP NOVA)
Professor Doutor Roberto Henriques (NOVA IMS)

 

“É um curso muito interessante que permite estabelecer contactos com outros estudantes da Universidade, algo que de outra forma não teria oportunidade de fazer. A experiência, o local e as atividades desenvolvidas fazem com que seja uma experiência que marca, efetivamente, o percurso do doutoramento.”
Candidato a PhD da NOVA sobre o curso de Desenvolvimento de Competências Académicas