Detalhes do Programa
O que é?
Este curso tem como objetivo desenvolver competências pessoais e de eficácia de investigação essenciais para estudantes de doutoramento que investigam em diferentes áreas do conhecimento. Através de atividades interativas, debates e exercícios de reflexão, os estudantes irão melhorar as suas capacidades de colaboração em equipa, compreender o processo de doutoramento, comunicar eficazmente a investigação e conceber projetos de investigação em colaboração. O curso dá ênfase à aprendizagem experimental, à autoconsciência e ao crescimento pessoal.
Programa
- Introdução e expectativas do curso;
- Criatividade (técnicas e aplicação);
- Dinâmica de equipa e autoconhecimento;
- Gestão e compreensão do processo de doutoramento;
- Comunicação;
- Colaboração na investigação
Resultados de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Colaborar eficazmente numa equipa interdisciplinar para atingir objetivos comuns;
- Demonstrar competências de escuta ativa, dar/receber feedback e resolver conflitos;
- Contribuir de forma significativa para os debates em equipa e para os processos de tomada de decisão;
- Explicar conceitos científicos complexos e resultados de investigação a audiências não especializadas;
- Adaptar o estilo e o conteúdo da comunicação às necessidades de diferentes públicos-alvo;
- Estabelecer um diálogo respeitoso e construtivo com os pares e as partes interessadas;
- Elaborar uma proposta para um projeto de investigação em colaboração, incluindo objetivos, métodos, resultados esperados e marketing;
- Demonstrar autoconsciência, adaptabilidade e resiliência face aos desafios;
- Gerir o tempo e dar prioridade às tarefas de forma eficaz para cumprir prazos;
- Refletir e incorporar o feedback para melhorar o crescimento pessoal e profissional.
Referências
- De Bono, E. (1995) Serious creativity. The Journal for Quality and Participation. 18. 12 – 18.
- Bridget Juniper, Elaine Walsh, Alan Richardson & Bernard Morley (2012) A new approach to evaluating the well-being of PhD research students, Assessment & Evaluation in Higher Education, 37:5, 563-576, DOI: 10.1080/02602938.2011.555816
- Elaine Walsh (2011) Publishing from your PhD: negotiating a crowded jungle, Studies in Higher Education, 36:8, 1003-1005, DOI: 10.1080/03075079.2011.643072