Detalhes do Programa
O que é?
Num mundo cada vez mais complexo, comunicar ciência a não especialistas torna-se imprescindível. Cientistas de todas as áreas são desafiados a simplificar a sua mensagem e a interagir com audiências diversas, mas garantir que a mensagem é transmitida e apreendida de forma eficaz, sem nunca perder de vista o rigor, nem sempre é fácil. Este é precisamente o objetivo do curso de comunicação de ciência. Com outras competências transversais, a comunicação precisa de treino: o curso pretende dar as ferramentas para que esse treino possa resultar em melhorias na comunicação.
Paradoxalmente, praticar a comunicação de ciência para leigos melhora também a capacidade de comunicação para especialistas: aprendemos a importância de definir bem a mensagem e como é essencial pormo-nos no lugar da audiência, duas regras fundamentais de qualquer comunicação.
Durante dois dias, a forma de comunicar resultados de um projeto de investigação é trabalhada de três formas distintas: perante uma audiência, uma situação de entrevista e a escrita de uma notícia. O ponto de partida é um resumo típico (abstract) dos resultados obtidos até à data no projeto de tese.
Programa
Este módulo prático encara a comunicação como um processo completo, formando os alunos nos diferentes tópicos:
- Como ler um artigo científico;
- Escrever as diferentes secções de um artigo científico;
- Preparar um poster para uma reunião científica;
- Fazer diapositivos – Apresentar o seu trabalho – postura, voz, conteúdo;
- Falar com o público leigo;
- Interagir com os meios de comunicação social
Resultados de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar as especificidades da escrita científica académica e organizar as suas ideias e resultados nesse formato;
- Tirar o máximo partido da apresentação de um poster e da comunicação oral;
- Compreender como as questões científicas podem ser comunicadas a audiências não especializadas.
Referências
- Alley, Michael (1996). The craft of scientific writing. Springer
- Beveridge, William I.B. (2004). The Art of Scientific Investigation. Blackburn Press
- Murphy, Raymond (2005) English Grammar in Use. Cambridge University Press