NOVA celebra a ciência na Noite Europeia dos Investigadores 2025

26 de Set

5 de Setembro, 2025

A Noite Europeia dos Investigadores regressa em 2025 para celebrar a ciência em mais de 460 cidades de 25 países europeus. No dia 26 de setembro, mais de 1,5 milhões de pessoas terão a oportunidade de explorar o mundo da investigação científica através de jogos, experiências, palestras e atividades interativas, em museus, universidades e centros de investigação. 

Trata-se de um evento anual que aproxima os investigadores da sociedade, promovendo a excelência científica e despertando o interesse dos jovens pelas carreiras na ciência. E a NOVA também vai estar presente – tanto em Lisboa como em Oeiras.  

Pela capital, vai estar a NOVA FCT, com atividades no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no Jardim Botânico de Lisboa e no Jardim do Príncipe Real: a programação, que pode consultar aqui, inclui palestras, jogos e demonstrações, que mostram a qualidade e diversidade da investigação desenvolvida na instituição .  

Já o ITQB NOVA vai levar a sua ciência à Marina de Oeiras, num evento que conta com a participação de mais de 35 instituições que prepararam atividades para todas as idades. Aqui, como avança o site do evento, os visitantes poderão conversar com cientistas, participar em desafios científicos, assistir a espetáculos de magia e música, e descobrir o melhor da investigação feita em Portugal.  

Por seu lado, o IHMT NOVA estará presente em dois espaços distintos. Segundo o programa, estará na Marina de Oeiras (Unidade de Ensino e Investigação de Microbiologia Médica, e no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva (Unidade de Ensino e Investigação de Parasitologia Médica, e plataforma MosquitoWeb.)

Quanto à NOVA Medical School, será possível encontrar as suas atividades em três locais diferentes: no Museu de História Natural e da Ciência ( “Investigação biomédica: de todos para todos”; e “Quão sustentável és tu?”); na Marina de Oeiras (“Qual o efeito de vários alimentos na microbiota instestinal”); e ainda no Pavilhão do Conhecimento (com jogos sobre  “O corpo em diálogo: metabolismo, cérebro e emoções em jogo”. Um programa para conferir, na íntegra, aqui.

A iniciativa conta ainda com a participação da NOVA FCSH,com atividades em Lisboa e Évora. Em Lisboa, o CHAM – Centro de Humanidades apresenta “ANIMALx” no Pavilhão do Conhecimento, e no MUHNAC mostra “Povos e Culturas”, o roteiro “EDGES” e “Monstros Marinhos”, sobre oceanos, animais e culturas. Também no MUHNAC, o CESEM – Centro de Estudos em Música mostra um trabalho sobre gravações antigas em fita magnética. Em Évora, o CESEM organiza a caminhada sonora “Ouvir Évora” e o IHC – Instituto de História Contemporânea apresenta os projetos PHONLAB e KNOW.AFRICA na Praça 1º de Maio, com uma visita ao Jardim Público e uma música inspirada numa expedição a Angola no século XIX. Informação mais detalhada aqui.

 

Mais informação sobre as atividades em toda a Europa 

 

 

Adicionar ao calendário: