A Universidade NOVA de Lisboa marcará presença na Conferência Final do Projeto OPUS (Open and Universal Science, que terá lugar nos dias 9 e 10 de julho de 2025, no Instituto Internacional de Planeamento da Educação da UNESCO, em Paris. Esta conferência representa o culminar de um trabalho colaborativo de vários anos que visa transformar a forma como a ciência é avaliada e incentivada em toda a Europa.
A representante da NOVA, Isabel Nunes, Vice-Reitora para o Planeamento Estratégico e Gestão da Qualidade, irá intervir como oradora, partilhando os principais resultados e práticas implementadas com sucesso no âmbito da participação da universidade como uma das instituições-piloto do projeto.
O que é a Conferência OPUS?
A conferência reunirá especialistas de universidades, organismos governamentais e instituições científicas de toda a Europa para discutir o futuro da Ciência Aberta e da avaliação responsável da investigação. O foco principal será a apresentação dos resultados do projeto, a partilha de recomendações de políticas públicas e a demonstração de como as práticas de ciência aberta podem ser integradas tanto ao nível institucional como nacional.
O evento contará com a moderação de Gareth O’Neill, coordenador científico do OPUS, e com a presença de oradores de renome, como Ana Persic (UNESCO), James Morris (Science Europe), Louise Bezuidenhout (Universidade de Leiden), entre outros.
A participação é gratuita, presencial ou online via Zoom, mediante inscrição prévia. Garanta aqui o seu lugar!
A contribuição da NOVA: uma abordagem inovadora e centrada no investigador
Ao longo do projeto, a NOVA reforçou o seu compromisso com a Ciência Aberta, implementando ações estruturadas para promover práticas abertas na coorte de investigadores participante no projeto. Paralelamente à execução do mesmo, a NOVA elaborou um Guia de Ciência Aberta, desenvolvido pelo grupo NOVA CRIS em articulação com a Unidade de Gestão de Informação Científica, e sob a supervisão do Diretor para a Investigação e Criação de Valor e da Vice-Reitora para a Investigação e Criação de Valor, Professora Isabel Rocha.
Este Guia é um documento prático e acessível que reúne os princípios e ferramentas fundamentais para apoiar a comunidade académica na adoção de práticas alinhadas com as recomendações nacionais e europeias. No âmbito do projeto foram ainda realizadas formações e identificadas práticas para monitorar resultados em acesso aberto, consolidando a Ciência Aberta na instituição.
Iniciativas e Resultados-Chave no âmbito do projeto OPUS
- Apoio Direto aos Investigadores
Foram alocados recursos e pessoal especializado (nomeadamente das bibliotecas) para responder a dúvidas e apoiar na submissão de dados e publicações em acesso aberto, garantindo o cumprimento das políticas nacionais e internacionais. - Integração de Sistemas e Repositórios
A NOVA promoveu a utilização do sistema CRIS para registo e monitorização de resultados em acesso aberto, reforçando a consistência institucional no registo de dados, software e publicações. - Formação e Sensibilização
Realizaram-se workshops e sessões de formação sobre temas como licenças Creative Commons, retenção de direitos de autor, gestão de dados, publicação em contexto de ciência aberta e ciência cidadã. - Envolvimento de Investigadores em Início de Carreira
A participação de 15 investigadores, maioritariamente em início de carreira, permitiu testar medidas em contextos reais de investigação e reforçar a ligação entre as políticas institucionais e as práticas quotidianas.
Lições Aprendidas e Caminhos para o Futuro
Apesar de alguns constrangimentos, como a alteração de investigadores na coorte do projeto e na atual ausência de políticas nacionais específicas para dados, software e ciência cidadã durante grande parte do projeto, a NOVA conseguiu implementar medidas sustentáveis e replicáveis.
A NOVA prevê continuar com ações de formação, revisão das políticas internas e integração gradual das recomendações do projeto OPUS na implementação e valorização da ciência aberta.
Porque é que isto importa?
Num mundo onde a confiança na ciência e o acesso equitativo ao conhecimento são cruciais, a Universidade NOVA de Lisboa demonstra que é possível promover uma ciência mais aberta, justa e relevante para a sociedade.