A Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta o concerto “Ouvir Duas Vezes – O Maestro”, no sábado, 22 de novembro, às 15h00, no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa. Pensado especialmente para famílias, este concerto convida o público a descobrir o papel do maestro na interpretação musical e na condução de uma orquestra.
Tal como um capitão que orienta o seu navio, o maestro sobe ao estrado para liderar os músicos, guiando-os através da partitura com gestos precisos e expressivos. Todos sabem o que fazer, mas é na sua presença que se constrói a unidade e a emoção da música. Tocam rápido, depois mais devagar; suavemente como o voo de uma águia ou com a força de uma trovoada. Independentemente da intensidade, tocam sempre juntos, com a mesma energia e intenção.
Com direção e comentários do maestro Pedro Neves, o programa inclui excertos da Sinfonia N.º 7, Incompleta de Franz Schubert e de Rendering, uma obra de Luciano Berio baseada em esboços deixados por Schubert para a sua décima sinfonia.
O concerto tem a duração aproximada de 60 minutos e é uma oportunidade única para todas as idades conhecerem melhor o universo da música orquestral e o papel fundamental do maestro na sua criação.
Programa
Maestro e Comentários: Pedro Neves
Franz Schubert (1797-1828) – Sinfonia N.º 7, em Si Menor, D. 759, Incompleta (1822)
[Excertos]
Luciano Berio (1925-2003) / Franz Schubert – Rendering (a partir de esboços deixados por Schubert para a sua Sinfonia n.º 10) (1828/1990)
[Excertos]
