A Universidade NOVA de Lisboa é, em 2025, líder nacional em 10 cursos no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), posicionando-se como uma das instituições mais atrativas e competitivas do país. Todos estes cursos registaram a mais alta nota de último colocado (contingente geral) a nível nacional, reforçando a qualidade e a procura da formação ministrada nas várias escolas da NOVA. Os cursos em que a NOVA assume a liderança são Biologia Celular e Molecular, Conservação – Restauro, Matemática, Ciência Política e Relações Internacionais, Filosofia, História, Ciências da Nutrição, Direito, Economia e no novo curso de Estudos do Mar.
No total, estes cursos representam 23% da oferta da NOVA no Concurso Nacional de Acesso, um resultado que confirma a diversidade da excelência académica da instituição.
“Os dados relativos ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior demonstram a forte procura pela NOVA que continua a estar no topo da preferência de todos os estudantes. Continuamos a ser uma referência para os alunos que veem na NOVA uma instituição inovadora, que os prepara para os desafios do futuro”, afirma João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa
Na 1.ª fase do CNAES de 2025/2026, a NOVA preencheu 2.768 das 2.872 vagas disponíveis, alcançando uma taxa de ocupação de 96,38%. Estes dados colocam a instituição no terceiro lugar entre todas as universidades portuguesas.
“É o momento de dar os parabéns a todos os estudantes e desejar os maiores sucessos neste ano letivo que agora começa. É por cada um deles que trabalhamos todos os dias”, acrescenta João Sàágua.