Bolsas

Ignition Grants para Investigação interdisciplinar na NOVA

Um dos principais objetivos estratégicos da NOVA é promover iniciativas de investigação colaborativa e interdisciplinar, que aborda desafios científicos e sociais complexos com recurso a uma equipa multidisciplinar.

Indo de encontro a esse objetivo, e com o apoio da Fundação Santander Portugal, as Ignition Grants para investigação interdisciplinar foram desenhadas para apoiar o trabalho de investigadores NOVA numa fase intermédia de carreira, e com o intuito de fomentar as colaborações interdisciplinares entre as várias Unidades de Investigação da Universidade.

A Call propõe apoiar o arranque de uma ideia científica interdisciplinar original, que poderá ter com base qualquer área de conhecimento. Pretende-se que os resultados obtidos sejam o motor para desenvolver essas ideias em projetos de investigação mais ambiciosos.

A equipa do projeto deve incluir entre 2 a 5 investigadores, predominantemente membros NOVA, e onde se inclui o Investigador Principal (PI), pertencentes, pelo menos, a 2 Unidades de Investigação de Unidades Orgânicas diferentes e domínios científicos diferentes. O PI do projeto deverá ser detentor de PhD por um máximo de 12 anos, a contar da data da sua defesa de tese de doutoramento até Dezembro de 2024. Para mais informações poderá consultar as normas de candidatura abaixo.

O total de financiamento desta iniciativa será de 60,000€, com o financiamento máximo por projeto de 30,000€.

Prazo de candidaturas: 30 de Janeiro de 2025, 23h59.

Normas de Candidatura

Poderá encontrar aqui o Regulamento para as Ignition Grants para investigação interdisciplinar na NOVA.

Formulário de Candidatura

A candidatura será submetida preenchendo o seguinte formulário. Neste deverá incluir o modelo da descrição do projeto preenchido, em inglês, que poderá encontrar aqui.

A candidatura só estará completa após o preenchimento do questionário na plataforma do Santander Open Academy pelo Investigador Principal do projeto.

Júri da competição

– Isabel Rocha, Vice-Reitora para a Investigação e Inovação, Universidade NOVA de Lisboa (Presidente)
– António Estevão Candeias, Universidade de Évora
– Joana Gonçalves de Sá, LIP Lisbon
– Hugo Gamboa, LIBPhys – NOVA School of Science and Technology
– Cláudia Cavadas, CNC – Universidade de Coimbra
– Nuno Morais, Instituto de Medicina Molecular
– Maria Ascensão Reis, Universidade NOVA de Lisboa


Contacto

Para qualquer esclarecimento referente às Ignition Grants para investigação interdisciplinar, deverá contactar nova.research@unl.pt.