Redes
A participação em redes institucionais estratégicas potencia a visibilidade da NOVA e facilita a criação de parcerias com universidades internacionais de qualidade, alavancando também o trabalho desenvolvido pelas plataformas multidisciplinares da NOVA.
Esta participação contribui também ativamente para facilitar a mobilidade de estudantes e investigadores, o desenvolvimento de programas e projetos conjuntos com financiamento, mantendo um impacto significativo sobre a reputação internacional da NOVA.
Destacam-se as principais redes onde a NOVA tem apostado num reforço de posicionamento:
Fundada em 2016, a Rede de Jovens Universidades Europeias de Investigação (YERUN), tem como objetivo principal aumentar a voz das jovens universidades na Europa através de uma representação estratégica dedicada e do reforço da cooperação, maximizando oportunidades de colaboração em áreas de interesse e benefício mútuos.
A UNICA é uma rede institucional de universidades das capitais da Europa que visa desenvolver o perfil específico de cada um dos seus membros para alargar e fortalecer as colaborações internacionais, envolver a liderança académica e facilitar o networking entre as comunidades académicas através da compreensão e partilha entre os seus membros em todo o mundo europeu. Ensino Superior e Áreas de Pesquisa.
A European University Association (EUA) representa mais de 870 universidades e conferências nacionais de reitores em 49 países europeus. A EUA desempenha um papel crucial no Processo de Bolonha e na influência das políticas da UE em matéria de ensino superior, investigação e inovação. Através da interação contínua com uma série de outras organizações europeias e internacionais, a EUA garante que a voz independente das universidades europeias é escutada.
Enraizada no ensino e na investigação avançada nas áreas das engenharias, a CESAER é uma associação internacional de universidades líderes e diversificadas com um forte perfil científico e tecnológico, que inspiram a aprendizagem mútua e debates entre si. Os membros da CESAER defendem a excelência no ensino superior, na formação, na investigação e na inovação, contribuem para as sociedades do conhecimento focadas num futuro sustentável e proporcionam um impacto científico, económico, social e social significativo.
O Grupo Tordesillas é uma rede académica de universidades do Brasil, Portugal e Espanha, que tem como objetivo promover a colaboração entre as universidades dos três países no domínio da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional como um elemento-chave para o papel que as instituições académicas vão ter num mundo marcado por uma profunda mudança social, científica e tecnológica.
A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. Com mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e Macau (RAEM). Tem como missão facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo.
Parcerias
A participação cada vez mais ativa em diversas parcerias e programas de mobilidade, com Universidades Estrangeiras de todos os continentes, tem sido o fator impulsionador da estratégia de internacionalização da NOVA.
A cooperação institucional da NOVA pode ocorrer ao abrigo de convénios de cooperação umbrela e/ou através de acordos específicos por iniciativa das suas unidades orgânicas, que formalizam a cooperação internacional para a investigação colaborativa, iniciativas conjuntas de ensino, atividades de transferência de conhecimentos, mobilidade estudantil, mobilidade docente e não docente.
Adicionalmente, as parcerias podem ser também estabelecidas ao abrigo de programas de mobilidades financiadas como os programas Erasmus+, Swiss-European Mobility Scheme (SEMP), Turing Scheme, entre outros.
Deste conjunto, destacam-se as Parcerias Estratégicas que a NOVA tem desenvolvido com os parceiros abaixo identificados:
Sobre a Instituição
Entre as melhores do Reino Unido, a Lancaster University ocupa a 13ª posição no ranking Times Higher Education Golden Age em 2020, é a Universidade do ano 2023 pelos Educate North Awards, e está no Top 10 no Reino Unido nos três mais importantes rankings do país.
Relação com a NOVA
Desenvolvimento da plataforma estratégica NOVA-Lancaster para a Sustentabilidade, uma iniciativa que convida ambas as comunidades a aderirem a um espaço virtual de colaboração nas áreas da sustentabilidade, transformação digital e saúde.
Sobre a Instituição
A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública de grande dimensão (cerca de 100 mil alunos), reconhecida por diversos rankings internacionais como a IES de maior prestígio do Brasil e uma das melhores da América Latina, pela qualidade de seu ensino e produção científica. (entre as 250 melhores do THE World University Rankings 2024 e #85 no QS World University Rankings 2024). A USP oferece cursos de graduação e pós-graduação em todas as áreas do conhecimento e é atualmente responsável por mais de 20% da produção científica do Brasil.
Relação com a NOVA
Em 2022, a NOVA e a USP assinaram um novo acordo umbrella para sistematizar uma longa e abrangente colaboração entre as instituições, através do intercâmbio de estudantes, pessoal docente e não docente numa extensa lista de áreas de estudo (ex.: Medicina Científica e Tecnológica, Saúde, Economia e Economia, Ciências da Comunicação, Filosofia, Estatística e Gestão de Informação). Desde 2023, estão previstos workshops anuais com a participação de investigadores da NOVA e da USP em áreas afins. A primeira conferência conjunta NOVA / USP foi realizada em setembro de 2023 sobre o tema da sustentabilidade.
Sobre a Instituição
A Uni-CV é a maior e mais prestigiada universidade do país, juntando milhares de estudantes e centenas de docentes numa comunidade académica rica e dinâmica. Foi classificada entre o top 100 das melhores universidades africanas (96ª posição) de acordo com a avaliação de 2021, realizada pelo ranking 4 International Colleges & Universities (4icu). Neste ranking, a Uni-CV é classificada como a 5ª melhor universidade dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).
Relação com a NOVA
Em 2022, a NOVA e a Uni-CV formalizaram um acordo umbrela e outros acordos específicos para o intercâmbio de docentes, investigadores, e estudantes nas áreas de Medicina, Medicina Tropical, Ciências e Tecnologia, e pós-graduação conjunta na área de Ciências de Dados em Finanças. Estão também identificados temas transversais e queridos às duas universidades, como é o caso da sustentabilidade, energia, saúde e ainda ciências sociais, áreas do conhecimento que no futuro poderão ganhar a forma de uma parceria estratégica da NOVA na região.
Para mais informações sobre as parcerias internacionais da NOVA, contactar: international.agreements@reitoria.unl.pt