Apoiar o Talento

A Universidade NOVA de Lisboa valoriza o talento dos seus investigadores e oferece apoio especializado para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Comprometida com a promoção das carreiras de investigação e a atração e retenção de talento, a NOVA apresenta vários recursos ao dispor da sua comunidade de investigadores.

 

DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA

A NOVA está focada no acompanhamento e desenvolvimento de carreira dos seus investigadores, apostando no reforço das suas competências pessoais e profissionais. Estamos dedicados a identificar continuamente as necessidades da comunidade e a atualizar o apoio, o aconselhamento e oferta formativa da instituição.

Este compromisso foi reforçado, pela participação da NOVA como instituição piloto no projeto SECURESustainable careers for researcher empowerment –, com vista à melhoria das condições de carreira dos investigadores e ao alinhamento com as principais recomendações da Comissão Europeia no domínio da atração e retenção de talento.

De modo a reforçar o acesso a recursos e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de carreira, a NOVA é membro institucional da Vitae. A Vitae é uma plataforma internacional que dá suporte às instituições no domínio do desenvolvimento de carreira dos seus alunos e investigadores. Os investigadores afiliados à NOVA podem registar-se nesta plataforma utilizando o seu email institucional e aceder a inúmeros recursos e recomendações com vista à gestão e desenvolvimento de carreira, dentro ou fora da academia. Faça o seu registo aqui.


Auto-conhecimento e competências transversais

O primeiro passo do planeamento de carreira é fazer um exercício de introspeção e autoavaliação, de modo a identificar quais são as nossas competências, sejam elas académicas ou não (competências transferíveis, soft skills). O conhecimento das nossas competências profissionais, mas também valores, interesses e personalidade, potencia as oportunidades de carreira.

Explorar novas áreas e investir em soft skills desde uma fase inicial da carreira pode contribuir para a progressão profissional, seja na academia ou no setor privado. A Vitae disponibiliza inúmeras recomendações para gestão de carreira, tais como Planeamento do desenvolvimento profissional ou Ferramentas para aferir as competências e especialidades.

 

ResearchComp

A Comissão Europeia disponibiliza o portal ERA Talent platform, incluindo a ferramenta ResearchComp que, para além de identificar o nível das competências profissionais, está alinhada com a taxonomia ESCO, possibilitando a uniformização das terminologias entre indivíduos, organizações e setor privado. Existe uma vasta oferta institucional de recursos, nomeadamente testes de competência online, que poderão auxiliar na determinação de quais são as valências profissionais que mais se destacam em detrimento de outras que carecem de algum desenvolvimento. São exemplos disso:


Atualmente existe uma vasta oferta curricular na NOVA para a aquisição de competências transversais, muito úteis em contexto profissional. A NOVA Doctoral School foi visionária nessa abordagem e fornece, desde 2013, formação e treino complementar a alunos de doutoramento e doutorados, numa clara aposta no desenvolvimento das suas competências desde uma fase inicial da sua carreira.

A NOVA também possui ainda ações no domínio do empreendedorismo, incluindo programas dedicados a investigadores. Visite o portal NOVA Innovation e conhece as spin-offs criadas por membros da NOVA.  A valorização da tua carreira pode passar pela valorização do conhecimento produzido no laboratório. Se tem um projeto com resultados inovadores, contacte-nos através de novaimpact@unl.pt e fique a saber como podemos ajudar a transformar conhecimento em novos projetos empreendedores. a saber como podemos ajudar a transformar conhecimento em novos projetos empreendedores.

A aquisição de novas competências e a exposição a novos conteúdos contribuirá para a abertura de novos horizontes sobre as oportunidades existentes no mercado de trabalho, seja na academia ou noutros setores de atividade.


Mesmo com um currículo rico em experiência e formação, assegurar financiamento competitivo continua a ser um dos desafios da carreira académica. Por isso, os gabinetes de apoio à investigação da NOVA mantêm um suporte direto e contínuo junto dos seus investigadores. Como complemento, a NOVA dispõe de iniciativas que fornecem um suporte formativo, tais como:


Para alguns investigadores, o plano de futuro contempla setores não académicos, mas a mobilidade de carreira pode ser comprometida por desconhecimento do mercado de trabalho, ou por dificuldades em identificar como aplicar as suas competências fora da academia.

Uma vez reunidas as valências e experiência profissionais já adquiridas – em conjunto com o levantamento das características pessoais -, será mais fácil explorar as diferentes oportunidades de carreira que se enquadram no nosso perfil. A Vitae disponibiliza inúmeros recursos e testemunhos de como explorar novas carreiras e fazer a transição para fora da academia e apresentam de forma mais geral as opções de carreira alternativas mais comuns [1],[2],[3], [4]. Há ainda oferta institucional mais detalhada como a lista de perfis de carreira da Prospects, ou podcasts com exemplos de mobilidade de carreira, como o PhD Career Stories, Research Adjacent ou Science Lives.

Também a participação em Career Panels, ou integração em redes de mentoria/alumni, permitem o acesso a uma vasta oferta de carreiras, com diversos testemunhos pessoais. Estas iniciativas fomentam o diálogo com os profissionais dos cargos que ambicionamos, de modo a explorar em mais detalhe os requisitos, funções e vantagens dos mesmos. Estamos a organizar uma rede de mentores e alumni e webinars com convidados especiais com diferentes perfis de desenvolvimento de carreira. Em breve atualizaremos a página com mais informações sobre estas iniciativas!


Para além de enriquecer o nosso currículo, é ainda essencial estar preparado para o processo de recrutamento e saber comunicar as nossas qualidades e conhecimento, adaptando essa comunicação às diferentes opções profissionais (academia, organizações governamentais, empresas ou outros). Na Vitae é possível encontrar excelentes recomendações para a elaboração de um CV, cover letters ou para um networking eficaz.

A NOVA implementa também iniciativas como How to Write a Narrative CV, que permitem transmitir aos investigadores NOVA, de uma forma dinâmica e formativa, as melhores recomendações para enriquecer o perfil académico e profissional. Siga esta página para estar a par dos webinars que se seguem!


Siga a página Quero Trabalhar na NOVA para estar a par das oportunidades de trabalho que estão disponíveis para si. Para outras opções académicas, em Portugal ou na Europa, poderá consultar o portal dedicado a este tópico da EURAXESS.

Se tem interesse na temática de desenvolvimento de carreira e procura saber mais, sugerimos alguns artigos para consulta:

Contacto de apoio: nova.research@unl.pt