Programa “90 segundos de ciência”, produzido pelo ITQB NOVA e NOVA FCSH, ganha Prémio Ciência Viva Media 2025

18 de Novembro, 2025

O programa de rádio ‘90 segundos de ciência’, emitido na Antena 1, acaba de ganhar o Prémio Ciência Viva Media de 2025, atribuído pela Agência Ciência Viva. A entrega dos prémios tem lugar a 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, às 18h00, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Existem cientistas suficientes em Portugal para garantir um programa de rádio diário durante meses, ou mesmo anos? E será que a ciência pode ser acessível e cativante em… 90 segundos? A resposta da equipa do programa de rádio ’90 segundos de ciência, produzido pelo ITQB NOVA e pela NOVA FCSH, tem sido um sonoro sim.

A ideia nasceu em 2015 numa aula do Mestrado em Comunicação de Ciência, uma parceria entre o ITQB NOVA e a NOVA FCSH. “A ideia passou à realidade porque houve quem acreditasse em nós – dos nossos diretores na altura à Antena 1 – e porque conseguimos reunir uma equipa entusiasmada, que se mantém”, explica António Granado, cocoordenador do ’90 segundos de ciência’ e do Mestrado, e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH).

São já nove anos e mais de 2100 episódios emitidos que, de forma concisa (90 segundos!), apresentam todas as áreas de investigação científica realizada em Portugal. E tudo começou na tarde de 21 de novembro de 2016.

“Acreditamos que, neste momento, o ‘90 segundos de ciência’ é o maior repositório áudio da ciência portuguesa pelo que o prémio é na verdade para todos os cientistas nos falam dos seus projetos”, diz Ana Sanchez, cocoordenadora do programa e do Mestrado, e atual Subdiretora do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA).

O Prémio Ciência Viva Media vem somar-se a vários outros com os quais o programa já foi distinguido, como o Prémio Podes em 2023 (categoria Rádio), o Prémio Gulbenkian Conhecimento em 2019, a Menção Honrosa do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação em 2016 (categoria Podcast) e o Prémio Acesso Cultura em 2018 (categoria Acessibilidade Intelectual).

O programa é fruto de um trabalho de equipa, da qual fazem também parte Joana Lobo Antunes (hoje no Instituto Superior Técnico), Paulo Nuno Vicente (NOVA FCSH), e Luís Morgado (ITQB NOVA). Adriano Cerqueira (ITQB NOVA) é o responsável por todas as entrevistas e trabalha a tempo inteiro na produção do programa, enquanto Paulo Castanheiro (NOVA FCSH) assina a sonoplastia final de
cada episódio.

Atualmente, o programa conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Pode ser ouvido diariamente, de segunda a sexta-feira, na Antena 1, às 10h58 e 14h20 – e todos os episódios estão também disponíveis online.