A NOVA dá vida à girafa Lili para promover a diversidade a nível nacional e internacional

16 de Maio, 2025

Este maio, mês europeu dedicado às questões da Diversidade, a Universidade NOVA de Lisboa reforça o seu compromisso com estes valores através da colaboração com a Associação Portuguesa Para a Diversidade e Inclusão (APPDI). Enquanto signatária da Carta Portuguesa para a Diversidade, a NOVA integra uma rede de mais de 560 organizações empenhadas na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. 

É neste contexto que, desde 2024, a Divisão de Ensino da NOVA participa ativamente no Grupo de Trabalho para o Ensino da APPDI, que tem como missão envolver instituições de ensino no desenvolvimento e divulgação de projetos pedagógicos inclusivos. Um desses projetos chama-se “A Girafa Lili, a girafa sem pintas”, criada pela APPDI – cuja versão original pode consultar aqui – como recurso didático para crianças do ensino básico e primário. 

A história foi inicialmente partilhada com crianças da colónia de férias promovida pelos Serviços de Ação Social da NOVA (SASNOVA), onde ouviram o conto e desenharam as suas próprias girafas sem pintas, numa atividade lúdica que promoveu a empatia e a aceitação da diferença. 

Dando continuidade ao projeto, surgiu a necessidade de traduzir o conto para inglês, com o objetivo de o apresentar à Comissão Europeia e partilhar com parceiros internacionais. A NOVA respondeu ao desafio com uma colaboração entre a Divisão de Ensino e a NOVA FCSH, envolvendo o Professor Marco Neves, docente na área da tradução, e a estudante Flavia Della Valle. 

Depois da tradução, a Divisão de Ensino assumiu também o trabalho editorial e gráfico, criando um e-book com ilustrações originais e que está disponível neste link.