pixel Almada Negreiros na NOVA: Exposição assinala 130 anos do nascimento de figura ímpar no panorama artístico português do século XX | Universidade NOVA de Lisboa

Almada Negreiros na NOVA: Exposição assinala 130 anos do nascimento de figura ímpar no panorama artístico português do século XX

Pintor, desenhador, vitralista, poeta, romancista, ensaísta, crítico de arte, conferencista, dramaturgo, José Sobral de Almada Negreiros ocupa uma posição central na primeira geração de modernistas portugueses. Homem que amava todas as artes, criou ilustrações para posters, revistas e livros, enquanto escrevia peças, ensaios e romances.  

Agora, uma pequena amostra da diversidade de documentos à guarda da universidade (e que podem ser objeto de investigação) é parte central da exposição que inaugura na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa no dia 28 de setembro – e que pode ver até dia 27 de outubro.  

A exposição de materiais do acervo documental de Almada Negreiros depositado na NOVA FCSH é constituída por uma seleção de vários tipos de documentos que se encontram no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros-Sarah Affonso (CEDANSA), disponíveis para consulta e estudo.  

Inclui exemplos de manuscritos, de livros e periódicos significativos da biblioteca de Almada, de livros da sua autoria ou com capas por ele desenhadas, bem como fotografias, desenhos para publicar na imprensa, estudos preparatórios para obras públicas, ou recortes de imprensa guardados no espólio familiar.  

O evento inclui ainda a leitura de um conjunto de poemas e excertos de várias entrevistas do artista, nas quais as suas ideias sobre arte e vanguarda perpassam com humor e ironia. "Começar" (leituras por Rita Durão, Rita Loureiro, Sofia Marques e Dinis Gomes) é o título da última obra pública de Almada Negreiros, o painel de desenho inciso na Fundação Calouste Gulbenkian, terminado em 1969. É igualmente uma palavra-chave na obra de Almada, que expressa um dos pressupostos das vanguardas do século XX: a de voltar ao início, começar do zero. Começar é também o nome escolhido para esta primeira abordagem a textos de Almada, que são parte do acervo do artista à guarda da NOVA FCSH, e que os atores visitaram. E Começar é ainda o início do projecto S.O.S. Aquela Noite — A partir da obra de Almada Negreiros da A Sul – Associação Cultural e Artística, com a parceria do IFILNOVA e do CEDANSA.

Conheça aqui todo o programa das celebrações dos 50 anos da Universidade NOVA de Lisboa