pixel Arranque do projeto EDLab - "European Degree Label Institutional Laboratory" | Universidade NOVA de Lisboa

Arranque do projeto EDLab - "European Degree Label Institutional Laboratory"

O projeto EDLab "European Degree Label Institutional Laboratory" arrancou no dia 7 de março, em Bruxelas. O evento reuniu 30 participantes de quatro alianças universitárias europeias (Arqus, ENLIGHT, EUTOPIA, e SEA-EU), parceiros associados, e a Comissão Europeia para estabelecer os próximos passos do projeto.

Com um financiamento de 200.000 euros para o período de um ano atribuído pela Comissão Europeia em janeiro deste ano, esta é uma das seis ações aprovadas para analisar e testar as necessidades específicas da implementação de diplomas conjuntos europeus e do European Degree label. Este último consiste numa iniciativa aprovada pela Comissão Europeia para facilitar a emissão de diplomas, graus e certificados conjuntos em todo o Espaço Europeu do Ensino Superior, ultrapassando as barreiras existentes na cooperação transnacional e propagando critérios universais ligados aos programas conjuntos correspondentes.

Coordenado pela Universidade de Granada, o EDLab reúne 13 universidades de Espanha, Portugal, Itália, França e Bélgica, representando quatro alianças universitárias europeias - Arqus, ENLIGHT, EUTOPIA, e SEA-EU. Conta também com uma extensa rede de parceiros associados, um total de 35, incluindo ministérios nacionais e agências de garantia de qualidade, redes universitárias europeias e mundiais, associações de estudantes e de ex-alunos, e outras universidades parceiras das quatro alianças.

A Professora Isabel Nunes, Vice-Reitora para o Plano Estratégico, Garantia de Qualidade e Assuntos Académicos da Universidade NOVA de Lisboa, foi a representante da aliança EUTOPIA e apresentou o conteúdo e as tarefas associadas com a área de trabalho "Global attractiveness of the European Label Degree".

O projeto é um exemplo de como as alianças universitárias europeias podem cooperar para os objetivos comuns de repensar a educação, tal como previsto na Estratégia Europeia para as Universidades, e os seus resultados fornecerão um roteiro para um sistema universitário europeu mais inclusivo e harmonizado.