pixel Atribuição de títulos de Professor Emérito aos Professores Adriano Duarte Rodrigues, Salwa Castelo Branco e Luís Moniz Pereira | Universidade NOVA de Lisboa

O título de Professor Emérito é concedido pela Universidade NOVA de Lisboa de modo excecional aos professores catedráticos, aposentados, reformados ou jubilados, cuja contribuição para a atividade da sua unidade orgânica seja reconhecida de mérito especialmente relevante.

A 17 de setembro de 2021, o Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, decidiu conceder o título de Professor Emérito aos Professores Adriano Duarte Rodrigues, Salwa Castelo-Branco e Luís Moniz Pereira.

Os três Professores serão agraciados com o título de Professor Emérito na cerimónia do Dia da NOVA no dia 10 de novembro de 2021.

Prof. Adriano Duarte Rodrigues
(Foto: NOVA FCSH)

Sobre Adriano Duarte Rodrigues, o fundador do primeiro curso de Comunicação do país, o Reitor destaca as «extraordinárias capacidades de fundamentação científica e pedagógica, bem como de criação e coordenação de equipas, deixando até hoje a sua marca de excelência». Adriano Duarte Rodrigues «foi muitos anos coordenador do Departamento que imaginou e fundou, inaugurou em Portugal o ensino universitário a que chamou o Novo Paradigma Comunicacional. Foi também Diretor, Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e Vice-Reitor da Universidade NOVA. Deixou-nos o inestimável legado da obrigação e do prazer de continuamente investigar. Publicou numerosos artigos em Portugal e no estrangeiro. É membro da Comissão editorial de várias revistas nacionais e internacionais. Professor visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales e em várias Universidades da Bélgica e Brasil. Já depois da jubilação continua a lecionar e a orientar teses no Departamento de Ciências da Comunicação».

Prof. Salwa Castelo Branco

Salwa Castelo Branco «foi promotora daquilo a que veio a tornar-se na moderna Etnomusicologia em Portugal. Desenvolveu um modelo científico de etnomusicologia que foi inovador a todos os títulos e que deu origem a uma verdadeira escola que se foi constituindo através da investigação, da criação do Instituto de Etnomusicologia, um centro de investigação de excelência». O Professor João Sàágua acrescenta que «a intervenção da Professora Salwa El-Shawan Castelo Branco é marcante no seio de várias instituições, sendo de destacar a Society for Ethnomusicology e sobretudo o International Council for Traditional Music, instituição de caráter mundial com relações consultivas com a UNESCO, na qual desenvolve o seu mandato enquanto Presidente. A relação com a NOVA sempre foi de enorme dedicação desde a coordenação do Departamento de Ciências Musicais passando pela participação no Conselho Científico e no Conselho de Faculdade da NOVA FCSH e finalmente como Vice-Reitora».

Leia a entrevista concedida pela Professora Salwa Castelo Branco ao Departamento de Comunicação da NOVA em 2018, "A música também é um prisma privilegiado para olhar questões transversais à vivência humana".

Prof. Luís Moniz Pereira
(foto: FCTNOVA)

Luís Moniz Pereira é, de acordo com o Reitor, «uma referência em Portugal na área da Informática e em particular na Inteligência Artificial, tendo sido o principal responsável pelo arranque da investigação científica nesta área no nosso país. Agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Dresden, os seus trabalhos são de enorme notoriedade e o seu interesse pela IA desde cedo o levou a interessar-se pela Lógica Matemática que promoveu como ferramenta essencial para a automação computacional do raciocínio. Contribuiu para a implementação da linguagem Prolog, tendo-se estabelecido como um dos seus pais fundadores a nível mundial, reconhecido internacionalmente com prémios e distinções».

O Reitor destaca ainda que «para além da sua intensa atividade académica, o Professor Moniz Pereira foi fundador da Associação Portuguesa de Inteligência Artificial e tendo em atenção o crescente número de aplicações da Inteligência Artificial tem desenvolvido um trabalho interdisciplinar inovador na modelação computacional contribuindo de forma marcante para o seu estatuto de referência nacional e internacional».