pixel Câmara Municipal de Oeiras e ITQB NOVA promovem estudo de monitorização da COVID-19 com testes de saliva nas escolas | Universidade NOVA de Lisboa

Investigadoras Catarina Pimentel e Inês Morais realizam testes à COVID-19 nas escolas

O ITQB NOVA e a Câmara Municipal de Oeiras vão disponibilizar testes de saliva à COVID-19 a todos os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclo das escolas públicas de Oeiras. A implementação dos testes de saliva teve início a 13 de janeiro e vai abranger até 10 mil alunos nas escolas de Oeiras até março.

A testagem faz parte de um estudo liderado pelas investigadoras Catarina Pimentel e Mónica Serrano do ITQB NOVA e visa validar testes para a deteção do vírus SARS-CoV-2 em amostras de saliva e permitir o rastreio de casos de COVID-19 na comunidade escolar.

Nesta fase da pandemia de COVID-19, e com a retoma das aulas, a triagem simples e rápida para SARS-Cov-2 é fundamental para quebrar cadeias de transmissão. Além disso, este método de teste é menos intrusivo e, portanto, ideal para testar crianças.

O teste de saliva desenvolvido pela equipa de investigadores do ITQB NOVA utiliza a técnica de RT-PCR e tem especificidade de 100% e sensibilidade de 92% para cargas virais médias a altas. Utilizam uma deteção diferente dos tradicionais testes moleculares RT-PCR, o que os torna mais baratos. São aplicados diretamente em amostras de saliva, eliminando a necessidade de extração do material genético do vírus, com resultados bastante promissores.

A velocidade, sensibilidade, facilidade de utilização e baixo custo tornam estes testes particularmente interessantes para o rastreamento da infeção por SARS-CoV-2.

A equipa de investigadores do ITQB NOVA tem vindo a desenvolver e implementar modelos de teste para COVID-19 utilizando saliva desde o final de 2020, em colaboração com Laboratório de Bromatologia e Defesa Biológica (Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química), Hospital das Forças Armadas e Município de Oeiras. Estes testes estão agora em fase de validação.

Fonte: ITQB NOVA

Foto: ITQB NOVA, Investigadoras Catarina Pimentel e Inês Morais realizam testes nas escolas