pixel Consórcio europeu liderado pelo IHMT-NOVA é selecionado para financiamento da UE  | Universidade NOVA de Lisboa

Consórcio europeu liderado pelo IHMT-NOVA é selecionado para financiamento da UE 

Projeto para reduzir a hesitação na vacinação é liderado pelo investigador Tiago Correia – um dos oradores da 6ª Conferência da NOVA HEALTH sobre os desafios da vacinação ao longo da vida

O projeto "VAX-ACTION: tackling effectively vaccine hesitancy in Europe", do consórcio europeu liderado pelo Global Health and Tropical Medicine (GHTM), órgão de investigação do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), da Universidade NOVA de Lisboa, foi selecionado para cofinanciamento pela União Europeia através do programa EU4 Health.  

A hesitação vacinal, refletindo-se na taxa de adesão à vacinação inferior à esperada, em diversos países europeus, é um problema que constitui uma preocupação académica e política a nível global.  

Neste sentido, o financiamento do EU4H representa o passo natural para tentar pôr em prática as evidências académicas sobre as formas de aumentar a confiança nas vacinas e nos órgãos de saúde responsáveis pela administração das mesmas.  

Tiago Correia, investigador do IHMT e coordenador do consórcio, considera que o projeto europeu procura «responder à necessidade de compreender que tipo de intervenções estão atualmente disponíveis”.  

Isto é: compreender melhor quais são as mais eficazes, mas também como as adaptar em novos contextos e ainda identificar intervenções que tenham sido malsucedidas, de forma a criar oportunidades de aprendizagem e reformulação, acrescentou ainda aquele que será um dos oradores da 6ª Conferência da NOVA Health – Chronic Disease and Infection – desafios da vacinação a longo da vida esta sexta-feira, dia 20.  

 

Mais informação no site do IHMT NOVA