pixel Equipa da FCT NOVA conquista segundo lugar no Alexa Prize TaskBot Challenge da Amazon | Universidade NOVA de Lisboa

A equipa criou um dos três melhores sistemas de conversação desta competição

Alexa Taskbot Challenge

A equipa coordenada por João Magalhães, docente do Departamento de Informática da FCT NOVA e investigador do Multimodal Systems Group do NOVA LINCS, e composta por Rafael Ferreira, Diogo Tavares, Diogo Silva, Hélder Rodrigues, Gustavo Gonçalves, Mariana Bonito, Frederico Vicente, Rui Margarido, Paula Figueiredo e David Semedo (CO-PI), foi classificada com “medalha de prata” entre os dez grupos internacionais selecionados pela Amazon USA para investigar abordagens “multimodal conversational AI”, no âmbito da competição internacional “Alexa TaskBot Challenge”.

Os assistentes pessoais artificiais estão cada vez mais omnipresentes na nossa sociedade. Assistentes como o Amazon Alexa, Apple Siri, Google Assistant e o Microsoft Cortana ajudam-nos num vasto número de tarefas, tais como na marcação de viagens, compras online, busca de informação, na música, no controlo da nossa casa, entre outras. A futura geração de assistentes conversacionais será cada vez mais multimodal, ou seja, integrando conteúdos de diversas naturezas, imagem, vídeo, som e não apenas texto, e terá uma ligação ao mundo físico muito maior. Os assistentes poderão guiar os consumidores em tarefas manuais, envolvendo a comunicação visual e linguística entre o assistente e o consumidor. Este novo nível de sofisticação exige métodos de IA, planeamento, e conhecimento do mundo largamente inexplorados.

Em 2021, a Amazon colocou este desafio às Universidades de todo o mundo. Após quase um ano de investigação, foram anunciados os três melhores assistentes conversacionais. A equipa da NOVA desenvolveu o segundo melhor sistema entre as dez equipas selecionadas a nível mundial para participar neste desafio: seis dos Estados Unidos da América, três da Europa (duas do Reino Unido e a FCT NOVA, a única da União Europeia) e uma da Ásia.

O Task Wizard (TWIZ), desenvolvido pela equipa da NOVA, propõe uma experiência envolvente, onde os utilizadores são guiados através de conversas multimodais, para que a tarefa selecionada seja concluída com sucesso. O TWIZ introduziu um elemento de curiosidade no desafio, pois o sistema menciona factos interessantes relacionados com as tarefas em curso, aumentando assim o envolvimento e empatia com o utilizador.

Fonte: FCT NOVA