pixel Equipa da FCT NOVA ganhou o Prémio Inovação da INCM no valor de 500 000 Euros | Universidade NOVA de Lisboa

Equipa da FCT NOVA ganhou o Prémio Inovação da INCM no valor de 500 000 Euros

Prémio INCM para a FCT NOVA

O projeto prevê a criação de um robot autónomo para a intralogística da INCM baseado no paradigma da Indústria 4.0. Segundo o Professor José Barata, do Centro de Tecnologias e Sistemas da FCT NOVA, "a proposta de valor é a utilização de um robot móvel, simultaneamente operador e transportador, que irá permitir, não só a garantia da localização e segurança de todos os materiais de valor transportados dentro da INCM, como também libertar os colaboradores de tarefas pesadas e automatizadas, para que possam dedicar-se inteiramente a ações nas quais são verdadeiramente essenciais."

A cerimónia de entrega do Prémio Inovação INCM 2017 decorreu no dia 24 de maio e contou com a presença da Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que salientou que "tanto as instituições públicas como privadas precisam do conhecimento que vem das universidades, pois é ele que nos permite modernizar e responder às expetativas dos cidadãos, cada vez mais exigentes".

Para além de possibilitar o desenvolvimento e aperfeiçoamento do projeto, este reconhecimento confirma o posicionamento da NOVA como universidade empenhada no desenvolvimento científico com impacto social.