pixel Estabilizar vitaminas e evitar oxidação da fruta até 48h: investigação da FCT NOVA recebe bolsa ERC  | Universidade NOVA de Lisboa

Estabilizar vitaminas e evitar oxidação da fruta até 48h: investigação da FCT NOVA recebe bolsa ERC 

Ana Rita Duarte, docente e investigadora do Departamento de Química da FCT NOVA, acaba de receber a sua terceira bolsa ERC (European Research Council), a mais reputada instituição de atribuição de fundos para a investigação científica e tecnológica na Europa 

O projeto cujo mérito foi agora reconhecido com uma bolsa de 150 mil euros chama-se IMproVITA e tem como principal objetivo ajudar a melhorar a vida útil de produtos perecíveis através da estabilização de vitaminas, utilizando uma tecnologia inovadora que visa aumentar a atividade antioxidante e prevenir a oxidação da fruta até 48 horas quando exposta ao ar.

“Sabemos que as indústrias de processamento de alimentos enfrentam uma elevada pressão para aumentar a vida útil dos produtos e diminuir as toneladas de resíduos geradas todos os anos, enquanto o consumidor é cada vez mais consciente nas escolhas que faz. As vitaminas, também conhecidas como antioxidantes, são o grupo mais comum de compostos químicos usados para preservar o frescor dos alimentos. Este projeto visa prevenir a degradação precoce dos antioxidantes, através da utilização de sistemas eutéticos profundos (DES) para aumentar o tempo de prateleira desses compostos”, explica a investigadora Ana Rita Duarte, da FCT NOVA.

A referida bolsa proof of concept reconhece novamente uma investigadora já distinguida por duas bolsas ERC. Em 2017, Ana Rita Duarte já tinha conquistado uma Consolidator Grant, pela ERC, pelo trabalho “Des.solve - When solids become liquids: natural deep eutectic solvents for chemical process engineering". Mais tarde, em 2022, recebe uma bolsa, no valor de 150 mil euros para o desenvolvimento do projeto “CryoDES – Nature-inspired Cryopreservation Systems using Natural Deep Eutectic Systems”. 

Adicionalmente, a bolsa proof of concept do European Research Council (ERC) também significa que se deverá utilizar o financiamento para passar da teoria à prática: perceber a viabilidade dos conceitos científicos em desenvolvimento assim como explorar oportunidades de negócio ou preparar pedidos de patente. Neste caso em concreto, a equipa pretende avaliar junto do mercado qual o potencial comercial desta nova solução. 

Além de docente, Ana Rita Duarte é ainda investigadora do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/Requimte). 

Mais no site da FCT NOVA 

Mais informação sobre as bolsas ERC