Estudante da NOVA cria prótese de mão robótica e sistema de EMG de alta versatilidade

5 de Novembro, 2015

O estudante António Miguel Lopes Bernardino do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT/NOVA) criou uma prótese de mão robótica e sistema de EMG de alta versatilidade e baixo custo para contribuir na reabilitação dos pacientes.

O projeto desenvolvido nasce da Dissertação ”A Self-Learning Approach on Haptic Guided Grasping Behaviours” e assentou em duas vertentes:

. A primeira, prendeu-se com a criação de uma mão robótica que pudesse oferecer um bom desempenho a um custo reduzido. Esta mão robótica foi desenhada de forma a conseguir mexer cada uma das articulações independentemente, com o tamanho e peso aproximado ao da mão humana e com materiais de baixo custo, de modo a que o preço do sistema seja o mais baixo possível.O modelo foi obtido por impressão na plotter 3D disponível no Laboratório de Design e Inovação da Biblioteca da FCT/NOVA parceira American Corner.

. A segunda, englobou o aprimoramento do sistema de modo a possibilitar o controlo da mão robótica recorrendo másculos do corpo que normalmente não estão associados ao controlo da mão humana através de treino e de algoritmos adaptáveis. Esta particularidade assume bastante importância numa situação em que não é possível fazer a aquisição de sinal EMG ao nível do antebraço, devido a fatores como malformação do membro superior ou amputação transradial.

publicada 5.novembro.2015