A decorrer na Alemanha até 27 de julho, a missão portuguesa é liderada pela vice-campeã olímpica Patrícia Mamona e conta com a maior participação de sempre.
Ao todo, 82 estudantes-atletas portugueses participam nos Jogos Mundiais Universitários, que arrancaram esta quarta-feira, dia 16, em Rhine-Ruhr.
Entre eles, estão quatro estudantes da Universidade NOVA de Lisboa:
- Filipe Almeida, da licenciatura em Gestão da Nova SBE, em Ginástica artística
- Clara Judas Paiva, estudante da licenciatura em Tecnologia Agroindustrial da NOVA FCT, representa Portugal em Ginástica Rítmica.
- Pedro Vasconcelos Araújo, da licenciatura em Gestão na NOVA SBE, compete na modalidade de Ténis
- Rafaela Gomes Azevedo, também do mestrado em Medicina da NOVA Medical School, em Natação.
“Como chefe de missão, quero colocar alguma pressão, mas, como atleta, quero aliviar essa mesma pressão, que não é amiga dos atletas. A única coisa que lhes peço é para darem o seu melhor”, afirmou Patrícia Mamona, que foi também aluna da NOVA, antes de ir estudar para os EUA, sublinhando que “as expectativas são bastante altas”.
Depois da histórica participação em Chengdu, China, em 2023, onde Portugal conquistou sete medalhas, a comitiva portuguesa procura agora repetir ou superar esse feito em solo alemão.
A delegação portuguesa, composta por 125 elementos, entre atletas, técnicos, oficiais e equipa médica, estará distribuída por seis cidades anfitriãs: Bochum, Duisburg, Essen, Mülheim, Berlim e Hagen. Estão previstas competições em 18 modalidades, com cerca de 8.500 participantes de mais de 150 países.
Portugal competirá em modalidades individuais como Atletismo, Ginástica Artística e Rítmica, Judo, Natação, Taekwondo, Ténis, Ténis de Mesa e Tiro com Arco, e em modalidades coletivas como Basquetebol Feminino e Voleibol Masculino. Na fase de grupos, o Basquetebol Feminino enfrentará Chile, China e Roménia, enquanto o Voleibol Masculino terá pela frente China Taipé, Brasil e Austrália.